27 outubro 2011









EXPLICAÇÃO CIRCO E ROMÁRIO



"A luta vai começar. Por tudo que não vejo. Porque não me vendo, enxergo-me e visto-me de preto. ". (Autor Próximo) alerme@ig.com.br  






Uma das coisas mais irritantes destes tempo pré-tudo é ver um universo de politiqueiros fazendo troça do Brasil, com ajuda externa. A cada dia que passa percebemos que a Presidenta Dilma mal respira. Quando ela fala e tenta explicar coisas que já sabe, mas tem que matar no peito, literalmente. O espocar dos foguetes não saúdam sua chegada por lugares que viaja, pois parecem tiros dados diretamente para os seus bem calçados pés.


Falar de corrupção é fácil para quem é corrupto, não para quem tem que fingir que absolve todo mundo, sem precisar de apuração de fatos. Assim é que somos cada vez mais roubados em dignidade, porque outros quesitos, sempre temos que provar, primeiro no bolso. O esporte entrou de cabeça nessa cumbuca. Pior, foi por mãos de "amigos (do alheio), levado".


O canto gauchesco do Teixeirinha dizia: "não levou nem dois meses no mundo fui atirado". Pois o nosso esporte e nosso País já foram atirados para o mundo faz um tempão. Forças tarefas e tarefas à força, solapam o Governo e os nossos cofres e nos põem no paredão. Dói ouvir que "Joseph Blather e Ricardo Teixeira unidos jamais serão vencidos."


Ruim nisto tudo é ver que o Estado (brasileiro), inteiro está dançando conforme a musica, quando deveria estar jogando e competindo conforme os preceitos constitucionais. Basta ver a faceirice do Senado e do Congresso com as explicações firmes do "ministerioso" Orlando Silva


Enquanto isto os times milionários seguirão endividando-se e engrossando a turma dos grandes achacadores. Tragédia mesmo vem aí com Romário, o deputado besteirol, que escalou-se no honestíssimo lugar de Dom Orlando Silvério, no (Macro)mistério do Esportes.





MEMORIZANDO – http://colunadoairton.blogspot.com/






* "Mulher que dá certo na vida é mulher que mete os peitos". Com beijos!


* Nem tanto ao Grêmio, nem tanto ao Ney(mar), que não jogou, mas quebramos um tabu na baixada santistas. Quebramos? risos.


* Joguei meu sal e meu fel na turma daqui e pronto: ganharam seus jogos. Assim vamos virar palpiteiros do desarranjo. Vencer enche estádios no próximo Bra-Pel. Risos!


* Está cada vez mais evidente que o número de carros, o despreparo dos motoristas, a qualidade dos carros e a farra dos financiamentos mudaram a cara do trânsito, de Pelotas. Está mais do que na hora de fazer um corpo a corpo em cada esquina. A morte passou das prioridades. Triste!


* Enquanto isso, na sala da mãe, no seu apê em Sorocaba, o meu neto passeia com um motoca elétrica dentro de casa, sob olhar atento dos pais corujas. Fico cá imaginando em que mundo ele vai viver. Vai completar 1 ano. Tchê ou eita!?


* Enquanto isto, Maiquel Falcão, gaúcho bom de briga, assinou contrato a rival da UFC, o evento Bellator. Seu forte é o nocaute rápido. Mais do que ele só o volante Gnazu do Internacional. Risos!


* Atirou no que viu e acertou no centro do alvo. Nada melhor que uma mulher para conseguir a primeira medalha de ouro do Brasil no Pan-Americanos de Guadalajara. Ela é bióloga deve ter acertado no ouvido da minhoca como se diz por aqui. Ana Luiza Ferrão, está classificada para Londres-20!2. Parabéns!







PAN PAN PLIN PLIN



"Um evento tem o tamanho do seu custo. Lembre-se disto quando sentir no bolso o valor de um ingresso". (Autor Próximo) alerme@ig.com.br  






Um fato insólito acontece com o nosso Esporte. Tudo nele tem o caráter de experimento. Durante o final de semana, O Pan 2011 iniciou e se desenrola até dia 30 de outubro. Experimentamos, pois, um grande evento e sem a participação da Rede Globo. Para o Comitê Olímpico Brasileiro (COI), a mídia não vai influir, neste caso, porque os jogos ganharão em profundidade (?). Relendo e repensando, mudou tudo de hora pra outra?


Profundidade ganha-se na estranheza da declaração. Uma, a rede globo é superficial, não sabe apresentar um grande evento ou, duas, não é suficientemente capaz para transmitir com seriedade e com identificação de público, ou ainda, não sabe o nível e o modo de levar "cultura" esportiva séria, ao telespectador.


Talvez seja mais fácil de dizer que a grade de programação da Globo só serve filé ao seu público e que, por excelência empresarial desprezou o pacote abrindo mão dele agora para, sem temer perda de audiência, ganhar adiante. Ou ela já sabia que o Brasileirão 2011 sozinho garantiria seus índices? São duas visões diferentes para o mesmo produto caríssimos.


Achamos que o COB foi atropelado pela vontade da Presidenta Dilma que deve ter fincado o facão no toco pedindo mais parceiros divulgando os eventos esportivos do País e que o preço do COB foi levado ao paredão e saiu de lá chamuscado.


Foi Dª Roussef (ainda bem), e não Orlando Silva - que só tartamudeia olhando para os lados, com medo de sair da janelinha global e ficar mais opaco do que já é – assim, nada mais podendo fazer ou dizer, presta inestimável e alardeado serviço ao Esporte: não se mexe e não atrapalha!





MEMORIZANDO – http://colunadoairton.blogspot.com/






* "Eu fui seu suor colado ao travesseiro, mas secou tudo". Com beijos!


* Provado: Quando El Locco Abreu esteve no Grêmio/POA tentando jogar futebol, ele era mais louco ainda. Agora só faz golos!


* Aliás, Grêmio, Pelotas e os últimos colocados em suas divisões do Brasileirão 2011 sofrem todos do mesmo mal: pensam que jogam e quando jogam perdem. Já o Xavante é um metido a besta, que só faz besteira em Bra-Pel. Risos!


* Nada mais significativo do que um beijo no coração de um amigo, que não vejo faz tanto tempo, mas que me foi de grande valia quando precisei e nem pedi. Pediram por mim. Isto é amizade. Tal qual a de Deus sobre nós!


* Minha Querida afilhada Cristiane: valeu sua presença, apareça sempre que possa viu? Cuide-se também! Vou estar bem, beijos do dindo.


* A cidade se move como uma placa tectônica, se acomodando e acomodando muita gente. Se for escada, que ela não seja puxada de ninguém, porque o pincel sempre foi um engano de amparo.


* Ao lado nosso Ministro do Esporte Telão – aquele que vive de tela e nem as sabe pintar – é a nossa contribuição para que o esporte tenha uma cara política decente... que poucas vezes publicamos.


TESOUREIRO ENFARTADO



"Pela boca morrem os peixes falantes. A língua quente arde, porém os dentes acham que nada lhes afeta". (Autor Próximo) alerme@ig.com.br  







As opções do governo brasileiro para tratar atualmente com os grandes eventos de 20!4 e 20!6 e todos os demais de caráter internacional, preparatórios para testar e serem testados são pontuais e dirigidos ao processo "esporte-turismo". Isto nada mais é do que inserir o Brasil no tapete vermelho que precede o mundo olímpico, e que nos cobrem depois, se não terá sido uma corajosa tarefa de quem fez poder, sem poder.


Na arte e na manha de governar seria depreciativo imaginar que o partido do governo – originado na aba de antigos conceitos "direita e esquerda" – fosse pensar pequeno após ter se misturado ardilosamente com a nova roupagem que ele próprio recriou para o depauperado e quase esquecido: "Ame ou Deixe-o".


O populismo (conceito ainda mal tratado pelos intelectuais), tem o rosto e a face do seu ex-presidente brasileiro, Luís "Nada Simples" da Silva. A Sra. Dilma Rouseff, preside uma "massa atraída", favor não confundir com "massa falida", que precisa se fazer respeitar e isto tem a sua e a nossa cara perante o planeta global. Não nos perguntaram, mas somos nós.


Então, amigos, há que se desviar do rumo dos que têm patrolas e patrulhas e, acender o luminoso facho dos navios mandados a mar aberto, para fotografar tufões, sem que a imagem grave tremida. Independente do que estamos vendo, muita coisa já aconteceu e nem percebemos.


Ajudamos a reforçar a imagem de "tudo se pode, até com catinga de bode", o que nos faz honrar o riso e o nosso carnaval. Juntaram-nos a tudo que divertido podemos, sem a menor preocupação de facilitar o troco. Somos fábrica sem chaminé e riso farto. O tesoureiro é quem tem infarto!





MEMORIZANDO – http://colunadoairton.blogspot.com/






* "Fui ver do alto os mesmos corvos que riram do amor". Com beijos!


* Enquanto isso em Brapelândida, a cidade do "toc-toc-toc", a famosa e quase bicentenária Pelotas dos Cristais vive sua semaninha pós Bra-Pel, tão efervescente quanto um Sonrisal vencido e sem água. Claro que deu Xavante diante do Lobo comedor de velhinhas. Se não aconteceu como escrevemos, algum escândalo vai eclodir. Esperamos, risos!


* Nós demos uma trégua aqui na coluna e encontramos, na volta, um blog vermelho, tripudiando o nosso Greminho (aqui, o diminutivo é carinhoso). Assim é que o blogdovig anda chamuscando a gente. O Celso Roth faz milagre para gerenciar o seu plantel de R$ 1,99 e o Sr.Vignolo fica nos vilipendiando. Tomara que venha Gre-Nal, com Coloradinho e tudo. Risos!


* Existem momentos na vida da gente que o inusitado nos priva de nossas responsabilidades e do convívio com nosso amigos. Estivemos ausentes das páginas do nosso DM, por razões estritamente particulares e inevitáveis. Mas Deus soube nos dar boas companhias, às vezes, nem as reconhecemos.


* Deixamos nossos agradecimentos a nossa família; aos nossos amigos e amigas de longe e de perto, aos profissionais que nos trataram recentemente e todos os que valorizaram a nossa amizade. Aos leitores e aqueles que se preocuparam conosco, mil escusas.

Contador