09 março 2008




ESPORTE FEMININO
"A América Latrina tem fossas na selva e nos Governos". (Autor Próximo).
Airton Leite de Moraes – e-mail:
esports@terra.com.br

A Natureza deu funções às mulheres e aos homens, tanto quanto lhes deu evolução e integração. Um legado de força inicial cuja prevalência masculina estava incrustada na sua origem e estrutura biológica. Anos de dominação e desatenção masculinas, alijaram as mulheres delas próprias. As características de fortaleza do homem e da fragilidade feminina sempre foram frutos do desconhecimento, jamais de uma constatação probatória. A estrutura feminina suporta dores no parto que desmentem a sua fragilidade.
As mulheres relegadas a um segundo plano, nunca estiveram totalmente desprovidas de sensibilidade e, embora fossem vítimas contumazes dos que dela sempre se aproveitaram, aprenderam muito mais rapidamente sobre os homens, do que eles em relação a elas. Em todos os setores e frentes elas foram construindo seu espaço, com ou sem ajuda. Ainda buscam quebrar as barreiras culturais, mas já se permitem acontecer.
No esporte elas superaram os conceitos que a cada época as impedia de participar. O entendimento científico do corpo feminino contribui paulatinamente para desfazer os obstáculos práticos que eram base de muitos deles. Ao redor de 1884 a invenção da bicicleta, por exemplo, deu maior emancipação às mulheres, do que aos homens.
O esporte - o tênis e os esportes de inverno - acolheu-as nesta época e deu-lhes um círculo de relacionamento fora do lar, agora já mais entrosado e ampliado. Elas podiam ir e vir, com naturalidade e as férias nas estações de veraneio possibilitaram os banhos mistos. Eletrodomésticos e controles de natalidade aumentaram a participação das mulheres. Elas já tinham oportunidades e já desfrutavam de interesses miméticos, por opção.
Em 1990, nos Jogos Olímpicos, dezenove mulheres em dois esportes, o golfe e o tênis, consolidaram a participação feminina conquistada na interação sugerida pelo ideal amadorista de reunir a nobreza e a classe média. Sob custódia masculina, mas pioneira e vitoriosa.
Seria mais fácil, se os homens ajudassem em todos os dias, às mulheres que fazem de si e da vida, um desafio maior do que o esporte!


· MEMORIZANDO -
http://colunadoairton.blogspot.com

· "Na escultura do teu corpo fiz detalhes, que na minha alma apareceram como entalhes!". Amo você! Beijos Muitos!
· A violência em Pelotas vai ganhar contornos maiores. Se nada for feito, escapa ao controle. Criminosos não fazem planos, executam!
· O Parque do Sesi vai ter o seu ginásio poliesportivo e com maior capacidade. Com ou sem rostos carimbados, o importante é que esta aglutinação existiu. Todos dizem que será para o bem da comunidade. Resta saber qual!
· O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e as Confederações Olímpicas já definiram os locais e datas do período de aclimatação da delegação brasileira para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Atletismo e natação, as duas equipes mais numerosas da delegação, farão os preparativos finais para a participação nos Jogos Olímpicos em Macau, na costa sudeste da China. Macau foi escolhida por apresentar instalações esportivas de ótimo nível e clima subtropical úmido, parecido com o de Pequim. (COB).
· No Dia Internacional da Mulher meus respeitos a todas as esportistas. Minhas desculpas, às outras. Torço por todas!Juliana Veloso, (foto), única brasileira na equipe de Saltos Ornamentais em Pequim 2008.

Contador