14 outubro 2007



NOSSOS ÍDOLOS NÃO ESTÃO A CIMA DO BEM E DO MAL
"Política: a maior parte de tudo, em tudo parece nada". (Autor Próximo)
Airton Leite de Moraes – e-mail:
esports@terra.com.br

Nossos ídolos são clones das nossas fantasias, os quais teoricamente se incubem de cumprir o destino que acreditamos, bem poderia ser, o nosso futuro. A eles são entregues idealizações dos nossos desejos e realizações. Neles tudo é perfeito e as pessoas se identificam e se transportam para eles. A imitação é uma arte, mas a vida é arteira. Vemos no ídolo o que ele faz, mas jamais o investigamos. Ele é o que vence e o que exterioriza e, ainda que não seja escorreito como pessoa, nos convence.
Há quem diga que não precisamos de ídolos. Precisamos ser nós próprios, lutando sozinhos pelos nossos sonhos. Pouco se diz que tais sonhos são suscetíveis de indução, invadem a retina e se acomodam no pensamento. Os desportistas e as emoções que nos transmitem vêm menos deles próprios e, mais, do que eles são "orientados" a dizer. Nem todos põem a alma no que sentem, mas nos negócios que abraçaram. Há pouca diferença, porém, às vezes, o resultado fica muito longe do que deveria.
Quando aquele espelho se quebra, as múltiplas figuras que reflete, mostram muito do que não se deveria copiar. Neste instante, pouco ou quase nada muda. Já traçamos parâmetros e seguimos caminhos que podem tolher-nos logo adiante. A admiração que o esporte possibilita ao desportista é algo que extrapola ao seu ego, à performance que obtém e, pouco se fala, à inveja da fortuna que amealha.
O maior espaço do ídolo é ocupado na tenra percepção das crianças - quando assinado por adultos - e, quando combatido, causa nos precedentes do futuro cidadão, a contestação. Alguns gastam a vida buscando um sonho mal filtrado e nem chegam a ser pessoas completas e felizes. Os mais centrados são os que conseguem separar idéias e práticas.
Adultos possuem o comando destas emoções e costumam ter boas desculpas para incentivar os jovens. As entidades se aproveitam e pegam carona. Um pódio é um bom objetivo e um bom incentivo, se ouve.
No rumo de um totem, pouco se imagina que alguém se perca. À Pedagogia e aos professores cabe deter esta angústia e cotejar valores.

· MEMORIZANDO -
http://colunadoairton.blogspot.com

· "Meus sonhos não realizei a tempo. As fantasias, sim". Beijos muitos!
· Como dizia um Lobo desolado: "Vingança é prato que nunca esfria". Já sobrou lasca de Índio, às margens do Ypiranga, em Erechim. Risos. A secação agora mudou de lado. E ontem não tinha previsão de chuva!
· Uma correção à coluna anterior, a pedido, de Josiane Mendes. A TV NATIVA, afiliada da SBT, é a que transmite na voz de Vanderlei Leivas, atual presidente da Liga de Futsal, a partir de 09h, aos domingos, o citadino da modalidade em Pelotas. A cobertura privilegia o esporte da cidade. Parabéns!
· Dia 13, sábado, foi comemorado o Dia do Terapeuta Ocupacional. Minha amiga Glória (foto), se forma em Mar/2008, em Campo Grande/RJ, no Curso da Faculdade Castelo Branco, considerado um dos melhores do Brasil. Eu sei como são exigentes, mas você cumpre, não é amiga? Beijos e muita saúde!
. Hoje é o Dia dos Professores. A todos que exercem ou exerceram a profissão deixo meus agradecidos cumprimentos. De lastimável, apenas os vândalos que se misturam aos alunos e a sujeição à politicagem, por pseudoprotetores classistas. Dizem alguns que Santa Terezinha (a protetora), é mais confiável!

Contador