07 fevereiro 2010




ESPORTE: JOGO DE DINHEIRO E PALAVRAS
"O Governo de Um Homem Só tem vários censores e troca o senso por incenso". Autor Próximo – Airton Leite de Moraes –
alerme@ig.com.br

O atual modelo de gerenciamento estatal do esporte brasileiro está longe de representar uma boa política de ordem pública, mas muito perto de se tornar, se já não for, uma bela desculpa para subjugar e conduzir ao ostracismo, uma demanda popular sadia e orientada por prioridades. Dentro deste contexto existem coisas estranhas ao grande público e que a mídia "oficial e/ou oficiosa" espertamente não valoriza. O poder delirante do COB contava em censurar uma obra literária que nem bem entendeu.


Esta era a intenção do COB (protegido por tratados internacionais e partes da Lei Pelé), ao notificar extrajudicialmente a jornalista, mestre em Educação Física, Doutora em Educação, Pós-doutora em Psicologia Social, Kátia Rubio. O COB desistiu de tal antipática atitude, em razão da raridade da obra, e para não ficar mal na foto, algo que já começara a acontecer, após o Blog do Cruz ter denunciado o fato.
Faz parecer que o COB acredita que nada nessepaís pode ser maior do que o grande bem que fará ao povo derredor por meio do R!u 20!6, ou que ninguém mais possa ter pensamentos diferentes. Induz a pensar que há um pacto de prontoatendimento – que contrasta com a lentidão judiciária de outras demandas – para que esta entidade se coloque no topo de tudo e que o tal legado pós-evento, só chegue a quem ele decidir.
O esporte é uma praia que chove dinheiro público. É uma afronta que não se possa controlar as entidades esportivas – principalmente o COB – que vive de dinheiro governamental. As discussões sobre este fenômeno chamado de "precipitação dinheirométrica no esporte" não têm debatedores, mas partilhadores de rico butim e "politikus" oportunistas.
Ao final, não sobrarão "dobrões sobre dobrões". A "degola" começou e os intelectuais "Joguípicos" sumiram. Os Pré e os (Pe)legados!


MEMORIZANDO -
http://colunadoairton.blogspot.com

* "De tudo que vi, nem tudo me traz saudades!". Beijos. Amo você!
* O Pelotas reafirmado acena com vitória nos seus próximos jogos. A Segundona travou. O Ministério do Trabalho e os jogadores (pasmem), provocaram uma discussão que deixou a TV e a Federação Gaúcha de saia justa.
* No meu Grêmio/POA, o devoto Silas luta para não "Cair Maiscedo". Que defesa furada e que ataque de nervos!
* As discussões retomadas da Lei do Passe não vão respeitar os profissionais da bola e de quebra, ainda poderão retroceder nos avanços que já foram conseguidos. O Ministério do Trabalho vai fazer a sua parte e estar presente, pra valer?
* O mico do dinheiro aplicado pelos clubes na formação de atletas (poucos usam recursos próprios), se é que existem, voltará. É tudo bancado (onde há), e com verbas públicas, de projetos sociais, quase nunca acompanhados de fiscalização em seus resultados.
* Por exemplo, nada que diga que, quando houver venda ou comercialização de atletas assim formados, o dinheiro "doado" será devolvido.
* O restante é paixão de abnegados dentro de entidades semifalidas.
* O livro da foto liberado pelo COB (?), já está disponível e é raro!

Contador