08 agosto 2010

ESPORTE: 1º SIMPÓSIO AVANÇADO DE TRAUMATO

"Basta uma troca de letra na Alma para misturá-la com Lama. A política vive disto... trocando de cara e partido. Fácil!". – alerme@ig.com.br  



Os procedimentos necessários ao complexo mundo do esporte de alto rendimento passam pela competência dos seus pesquisadores e prosseguem pela eficiência dos agentes aplicadores. Aí estão reunidos os melhores, os mais competentes e, principalmente, aqueles que puderam bancar financeiramente os conhecimentos necessários. Este é um problema crônico e inerente à dinâmica e à celeridade das descobertas científicas. Cursos e custos de atualização, não raro, agregam despesas outras e caras.

Os custos do deslocamento, de alimentação e hospedagem, e os do próprio curso - mais altos, na exata medida dos currículos profissionais dos mestres e palestrantes - às vezes, inviabilizam o comparecimento. Os cursos geralmente ocorrem em grandes centros e/ou capitais estaduais. Para quem reside fora dali é mais difícil. A inscrição à vista, nem sempre ajuda.

Pelotas vai sediar o "1º Simpósio Avançado de Traumatologia e Reabilitação no Esporte". Com a presença do Dr. José L. Runco, médico da anterior Sel. Bras. de Futebol, e do Dr. Osmar Oliveira, ortopedista de larga vivência no esporte e na mídia (a quem conheço pessoalmente). O pelotense Dr. Andre Guerreiro – chefe do Depto. Médico do GEB e um dos médicos das seleções de base do futebol canarinho e da Sel. Bras. de Atletismo (um emergente), completa o quadro.

Os agregados de custos referidos anteriormente inexistem. É uma chance de aprimoramento para o contexto. A cidade e os pacientes, de modo geral, também se beneficiarão. Nem todos, mas espera-se que o conhecimento fique disponível. Até 04 de outubro o valor é menor.

Que os resultados sejam da importância sugerida com público à altura. Inscrições, no site, da Soc. Bras. de Ortopedia e Traumatologia. Que bom!





* "Senti a falta do seu abraço, só!". Beijos! Ainda amo só você... e muito!

* O Grêmio Xavante no meio do caminho já fala em troca de treinador. Fahel Júnior, não chegaria a Sênior. Os resultados e os rumores negativos (internamente montados), e externamente distribuídos conspiram contra. Aos engajados da periferia sobram assuntos. Preocupação?

* O Lobo noutro andar de jogo leva na manha. Perigos, só ao longe e ainda assim, menores do que as certezas. Todos bebem e ninguém exagera!

* O Internacional no Mundial dá a Celso Roth a possibilidade de evoluir: poderá ser vice da América e vice do Mundo. Sugestão: jogar de chinelos no México, pois a derrota classifica igual. Risos!

* O Grêmio/POA está invicto na Sul-americana. O reenterro da Era Dunga coincide, no Olímpico, com o retorno da Era Bunda Colada No Assento. A insatisfação com a administração gremista, não demora, vai acionar os baderneiros. No campo, os verdadeiros torcedores verão as sobras: terra arrasada e desculpas. Choro e ranger de dentes!

* Shopping (*): a pauta não para... na espera de tijolos. Show de Época. (*) made in release. A modernidade chegou a Pelotas. Os mortos do trânsito, não verão Feliz Dia dos Pais!

* Dr. José Runco, (foto), Dr. Osmar Oliveira e Dr. André Guerreiro estarão "1º Simpósio Avançado de Traumatologia e Reabilitação no Esporte", em Pelotas, em 29 e 30 de outubro, segundo o programado.

Contador