27 outubro 2007


AS OLIMPÍADAS DE PEQUIM 2008 REPETIRÃO BERLIM 1936?
"O Governo não tem empresa, mas é sócio, nada beócio". (Autor Próximo)
Airton Leite de Moraes – e-mail:
esports@terra.com.br

O tônus olímpico em Pequim 2008 pode ser o mesmo que o governo de Hitler tentou aplicar ao sediar o evento em 1932: mostrar e exibir perante os demais países, o quanto o poder vigente no seu território estava correto, em gênero, grau e número, com sua cartilha nazista. O Comitê Olímpico Internacional exerce influência muita além da sua própria organização, baseado no seu poder econômico gerador de receitas de marketing e na capacidade de expor politicamente governos opressores.
Ocorre que a China vai sediar a competição cumprindo com os estratosféricos custos e encargos exigidos para sediar, pois tem sobrando o que nos demais países falta: dinheiro. A China vai, portanto, pagar e mostrar ao mundo que lá - sob batismo do C.O.I. – as liberdades individuais inexistem e isto não tem nada a ver com esporte. Depois do choro de Mischa será o representante do totalitarismo mundial que menos contestado será. Faltarão dedos, mas sobrarão anéis. Poder além do Poder!
Daí para frente como vai ser? O Comitê Internacional vai ter dirigentes chineses perfeitamente atrelados aos princípios esportivos? Da China ou do Olimpismo? Seguramente que alguma coisa vai ser esquecida do lado de cá e imposta pelo lado de lá (onde mora o dinheiro). Cada vez mais se caminha para voltar ao princípio: civilizar a vida no teatro da competição esportiva, inventando interesses da hora. Ação atrelada.
Quando chegar a vez do Brasil o que vamos exemplificar ao mundo? A saúde perfeita que o Governo gabola ou uma população "dengosa" amiga de mosquitos? O conhecimento - desnecessário para governar o País – ou a Educação ridicularizada por projetos "ad eternum?".
Será que veremos os mesmos erros de planejamento sendo vasculhados pelo TCU (depois do espetáculo), ou aquela pressa anticoncorrência que abriga empresas de amigos confiáveis (?) porque o Governo empenhou sua palavra? O C.O.I. e a China não se preocupam.
Mas antes disto, é claro, os organismos internacionais vão continuar sugerindo e, por aqui, apenas atacarão os que discordarem!

· MEMORIZANDO -
http://colunadoairton.blogspot.com

· "São retratos teus, os carinhos que me fazes na alma". Beijos Muitos!
· Iniciativa do vereador e Prof. Adinho (PPS) é corajosa. O "cão-arma" (de natureza e agressividade pré-montadas), que é criado por pessoas de várias classes econômicas, mas de índole provavelmente idêntica, é e será sempre uma ameaça aos demais. Quem cria um animal destes, bem precisa de Leis para cuidar que não ataquem inocentes.
· Pois quando atacam é sempre acidente e infelicidade das vítimas, nunca negligência dos donos. Realmente é preciso que haja leis executáveis e bem fiscalizadas. Engodos não servem! Este filme já passa no Trânsito onde o cara mata e sai livre porque cometeu apenas um acidente, ainda que drogado, bêbado; por ser famoso, ou por ter cargo no Ministério Público ou assemelhado.
· Romário é o único ex-atleta aposentado que levou seu clube profissional para brincar de treinador em casa, durante sua velhice.Aniversariou ontem minha amiga muito amada Rosemery, pedagoga, cuja tese de pós-graduação é sobre Cultura Indígena. Agradeço o honroso convite para entregar-lhe o diploma, mas ir à Marabá/PA dependeria de um milagre. Ir e vir não são para quem quer e sim para quem pode, eu não posso. Feliz Aniversário e sucessos na sua vida profissional e na sua luta. Adoro você. Beijos Muitos!

Contador