14 julho 2012

CONSTRUÇÃO, MANUTENÇÃO E PROVISÃO

“O Senado e a Oposição inauguraram a posse secreta para suspeito. É de forma rápida, à boca pequena!”. (Autor Próximo) alerme@ig.com.



O Comitê Olímpico Internacional (COI), e a Associação das Federações Internacionais de Futebol (Fifa), quando estabelecem compromissos para sediar os seus eventos mais importantes, só querem saber de palcos construídos. Tudo o mais, não tem a importância que se fala. O palavrório ufanista fica por conta de quem se comprometeu. Acontece assim, com os tais legados. É conversa de atolado.

Quem se atola com os encargos são os países que aceitaram os eventos. Claro que há implicações de serviços e outros quesitos, mas estão sempre em segundo plano, embora conjugados e corresponsabilizados dentro do caderno de encargos e seus delírios de detalhamento. Nada ali está de graça. Tudo ali é compromisso regiamente pago e cobrado.

Uma vez erguidos, os grandes palcos exigirão ao natural, que muitas outras providências sejam tomadas. Se algo não der certo, nos serviços e nas condições de acesso aos locais de competição, aquelas grandes instituições têm a quem culpar. O importante que haja onde competir e mostrar ao mundo, coisa que a televisão faz ao natural e ainda lhes paga.

Estas construções, no entanto, vão requerer manutenção permanente, sob pena da temporização de sua vida útil consumi-las. Isto fica com o país sede. E isto é despesa para toda a vida, isto se não ocorrer com o legado, o que aconteceu com o velódromo do Pan Rio 2007, que vai ao chão por incompetência de “nascença”.

É preciso que existam bons contratos de ocupação e uma ótima provisão de recursos, de modo a garantir que continuem cumprindo a sua missão, seja lá qual for, a utilizada para justificar os eternos cogumelos financeiros e especulativos que se manterão por si só.

Com esta certeza de custo e com esta incerteza de destinação é que são feitos os negócios 2014 e 2016, sem que você saiba bem “para quê”!


MEMORIZANDO – http://colunadoairton.blogspot.com/  



* "Soprar memórias, não reconstrói nada. Com ou sem Beijos!

* Wilder Pedro de Morais (Dem/GO), também investigado assumiu quase secretamente seu mandato substituindo Demóstenes Torres. Toing!!

* A Série D do Brasileirão tem passagens pagas em número restrito. Em voos fretados tal não acontece. Diminui um pouco a torcida, já diminuta.

* A Olimpíada que começa dia 27 de julho, na Inglaterra, está na fase do berro. Os barrados causam constrangimento dentro e fora dos seus grupos.

* O mico do planejamento desportivo do ano foi anunciado na mídia semana passada: a demolição do velódromo construído para o Pan 2007 no Rio/RJ.Com custo de inicial de 7 milhões que finalizou em 14 milhões, o local nem tinha padrões olímpicos. Uma vergonha que vai jogar no lixo, não apenas as instalações, mas vários outros projetos a ele vinculados.

* Esta é bem uma prova do que chamam de “legado”. Legado é puro deboche com o dinheiro público como se percebe.

* João Havelange e Ricardo Teixeira foram réus e condenados em tribunal suíço. Sucesso mesmo foi o dos advogados que conseguiram divulgar a senteça três meses após a sua prolatação. A justiça Suíça parece que funciona!

* A CBF anunciou amistosos da seleção brasileira em Setembro. Só não anunciou o nome do técnico.

Contador