26 novembro 2006

A FARSA DA IDADE IDEAL
"Isonomia de Poderes? Só às custas dos nossos haveres!" (Autor Próximo).
Airton Leite de Moraes
– e-mail:
esports@terra.com.br

Durante muito tempo, a idade ideal para o início da prática desportiva de competição foi objeto de estudos e debates acalorados. Vários fatores eram citados como indispensáveis para que houvesse uma proteção especial às crianças, as quais se pretendia alijar da precocidade, eis que era considerada predatória à formação delas. Os profissionais envolvidos, segundo meu juízo, eram ótimos, sinceros nos seus propósitos e expressavam-se com clareza. Apenas não eram generalistas.
Cito a falta de generalidade porque ela é a área em que se consolidam as especialidades. Desta forma, as verdades de cada gnoses - até quando corretas – não dão garantias de que haverá um sentido prático e apropriado, a tudo que apregoam. Existem forças coletivas culturais regendo - a seu modo – o que teoricamente seria imutável. Elas atuam ancoradas em razões conceituais econômicas e/ou emocionais e levam à contramão do que se sabe ou se gostaria ter como pronto, acabado e bom.
Senão, que outra razão haveria para a fúria descobridora de novos talentos esportivos – leia-se, glória, boa vida "o melhor para o futuro deles" – que existe hoje? As crianças de hoje não mais possuem caráter e personalidade em formação, ou os adultos já lhes entregam prontos? Onde foi parar a anterior preocupação e, se existe, de que forma se dá o controle? Se forem os textos legais, me desculpem, não valem absolutamente nada.
A exploração da precocidade e as suas más conseqüências sobre os seres humanos que são induzidos à profissionalização, fora do seu tempo, agora nascem muito antes dos dispositivos reguladores. Elas vêm ao lado de um prato vazio; na falta de opções de um adulto numa família pobre ou "abençoadas" como o "Eldorado" da inclusão social.
Para vigiar esta farsa, faltam vontades e meios. Isto já é inverossímil para o Brasil, o que se dirá num universo de exploração "globalizado", mas "particularizado" habilmente em sua miséria? Niente!O que foi feito da preocupação antes dissecada e agora ignorada, ninguém sabe, ninguém viu. Será que morreu precocemente de "Capital"?
MEMORIZANDO -
http://colunadoairton.blogspot.com
* "Deito e durmo. Sonho quando posso, até os ossos!". Beijos muitos!
* Sem dúvida é um prodígio de mídia viver de futebol em Pelotas. As torcidas, sempre aduladas, não sustentam os seus times, muito menos, os seus clubes. Mágica direta. Que o digam, os dirigentes!

* Cristina "Kika" Soares sagrou-se campeã nos 400m e 800m livre e vice nos 50m, 100m e 200m livres, do 40º Campeonato Brasileiro Master de Natação realizado entre 16 e 19/Nov/06, em (Fortaleza/CE). À atleta – constante nos pódios da categoria – os nossos cumprimentos!O selecionado de voleibol brasileiro é um fato concreto de excelência. Na quadra, onde a vida é uma dura realidade competitiva, nunca se viu tamanha seriedade.
* Bela vitória da UCPel sobre o S.Luiz por 4 x 1, só confirma os acertos do trabalho.O Dr. André Guerreiro, (na foto, lendo o jornal "Vida Norte") também é parte do trabalho realizado pela UCPel, na recente ascensão à Série Ouro do Futsal gaúcho. Identidade de ofício e seriedade são lugares comuns!

Contador