28 junho 2009




ESPORTE, CÉREBROS E SARNAS
"Um Maranhão na mão e muitas ideias na cabeça geram situações e desavenças. Sarney, sa(r)neando?". (Autor Próximo) -
alerme@ig.com.br

O movimento é parte indivisível do crescimento dos indivíduos e estrutura sua porção física e biológica. A satisfação que o ser humano persegue se manifesta, de modo muito claro, nos movimentos que sugerem algum tipo de desafio. É o caso evidente das emoções buscadas através do Esporte. Cheio de nuances e aceitos naturalmente, estes desafios são modernamente reconhecidos como essencialidade, confundem-se com liberdade e se transvestem de toda sorte de apêndices.
O Brasil é um país "sui generis", aqui tudo é miscigenado. Da dança, ao labor diário, tudo é feito com devota alegria. Muito antes de ser um imenso território, espertamente mantido sob feudal e sistemático modo de governabilidade, é um preocupante deserto de consciência coletiva, e dispersivo na definição de suas prioridades. Seu povo é discrepante, tanto em Educação, quanto em aglutinação e aceitação do certo e do errado. Aplaude muito e pensa quase nada. Ou pensa apenas o que lhe mostram.
Por tudo isso, o País é o paraíso de um Mal Administrativo que não se acaba, e de um Bem Saqueado, antes mesmo de ser construído. Estamos sendo arrastados à sandice pelo próprio Presidente – se comprometendo a usar os cofres públicos para garantir o que seus companheiros querem – com factoides e supostas vantagens, alhures.
Proliferantes e eminentes figuras da nossa política e os gaúchos também, descobriram o filão. Gente que deteve no passado, trenzinhos alegres espertamente embutidos em projetos desportivos, hoje é adesivo na vitrine que o esporte nacional abre para alavancar a carreira. Gente que, de lá até o presente, nada fez para conter as muitas bandalhas agregadas nisto.
O "Fundo Copa Amador para o Apoio ao Futebol Não Profissional no País" cujo PL foi apresentado pelo Sen. Cristovam Buarque (quem diria?), é um hino de gastança e de desinformação. É inacreditável que prospere neste afã de macular seu bom (?), currículo político, até então.
Já foi o tempo que se comia criancinhas. Hoje a boia é feita com cérebros... tupiniquins "como sempre". Sem redundâncias e sem disfarces!

MEMORIZANDO -
http://colunadoairton.blogspot.com

* "As portas do meu castelo se abrem e as cortinas do meu dossel, também. Juntos, Rei e Rainha tratam a saudade com desdém". Adoro você!
* E. C. Pelotas está no momento de testar convicções. O G.E.B está gravitando entre vitórias em casa e na renovação político-partidária que veio com tudo.
* Trouxe até um novo patrocinador para recarimbar as figurinhas da base política municipal. Bola, papagaios e piratas correm para o abraço da galera e das urnas. Por enquanto é apenas câmbio de moscas, mas existem promessas de moderno tratamento cloacal. Futuramente, é claro.
* Já na Capital/RS, a dupla Grenal espera milagres e os santos pertinentes para reverter ufanismos e/ou mascarar engodos táticos. No lado vermelho, vestibular em segunda chamada no Equador. No lado azul, sai a alma castelhana e entra a indiana. A torcida já saúda: Arre! Que Baba!
* Desconheço quem na mídia, com ou sem diploma, já não tenha caído no logro de saudar novos procedimentos de velhas raposas esportivas. Às vezes, por objetivo próprio e noutras, por acreditar e desejar que o novo seja melhor. O novo sempre vem, mas nem sempre vence ou é adequado.
* Uma farra de treinadores circulantes e nem assim conseguiram derrubar Dunga. Daqui a pouco começa a decisão contra os Estados Unidos. O Brasil emocionado e o Governo animado esperam por vitória. Eu também, pois, ir para Santiago sentar e chorar não são recomendados pelo Ministério da Saúde.

Contador