01 junho 2013

AS COPAS NO BOLSO
"No orçamento da União, de onde menos se espera é dali que desaparece o sentido prático do repasse".  (Autor Próximo) alerme@ig.com.br
          
     O caminho brasileiro para se tornar uma pátria além das chuteiras está quase pronto. Também, se não estiver ninguém vai notar. Estamos todos ansiosos para ver, curtir ou freqüentar os grandes palácios que estão sendo construídos. O futebol ocupará todo o espaço que lhe foi destinado. Nem foi preciso adaptar leis, apenas descumpri-las. Por ordem da FIFA tudo que lhe atrapalhava foi removido. Ainda bem que não podem levar os estádios.
     Dentro do campo e longe das decisões, a sociedade esperar apenas que a seleção faça a sua parte. Vencer e vencer. A fome, a insegurança do amanhã e tudo que de ruim acontecer será culpa de todos, nunca dos poucos que projetaram e esticaram os orçamentos. Apressando tudo que foi feito, pois o prazo foi pouco e sem responder à coletividade.
    As arenas e estádios da Copa 2013 e 2014 não poderão ser desmontados e levados embora, se possível fosse, talvez estes legados também fossem alvo da voracidade lucrativa da dona do futebol mundial. Descontando o custo de manutenção e os entornos que serão pagos por financiamentos do próprio governo, o restante sairá do orçamento municipal.
   O País esta sendo elevado a um patamar que nem de longe sonhamos. Tudo que está preparado tem a ver com imposições externas. Nas cidades sedes dos jogos, turistas terão a prioridade que nós jamais teremos. Tudo é possível, desde um chefe da segurança, especialista em caçar e repatriar cubanos, até preços especiais para turistas e para os estrangeiros de sua própria pátria: os brasileiros.
     Não foi por acaso que a ANAC quis saber da empresa TAM, se era verdade que estava cobrando dois preços diferentes nas suas passagens num mesmo trecho. Um para estrangeiros e outro, bem mais caro, para os nativos.
     O País já adula a inflação que vai às compras com todos nós, mas é claro, já está sobre controle. Balela que o nosso bolso não avaliza.  


*      "Mãos e dedos longilíneos e o coração aquecido". Com beijos.
*      A cidade de Pelotas vive seu momento doce, a 21ª Feira Nacional do Doce de 2013 vai até 15 de junho. Os diabéticos estão fora.
*Pura balela a suspensão do jogo da Seleção Brasileira contra a Inglaterra. Tudo num meio expediente e com jeito carioca de ser. Entre a segurança e a festa apostaram na festa.
*      A morte antecipada da "caxirola" foi uma baianada sem pimenta. Carlinhos Brown ficou no "preju" e quem bateu palmas e tirou lasquinhas políticas provou a presepada de que á capaz. Normal é claro.
*      O fechamento da Padaria Círculo Operário fez 100 operários perderem seu emprego. Mais um golpe dentro da realidade que estará cada vez mais presente nas comunidades. Aqui não é diferente.
*      Um ginásio esportivo moderno e de uso comum e multidesportivo precisa sair do papel e se materializar, antes que os recursos sejam embargados ou cortados dos orçamentos.


O Diário da Manhã é um espaço de difusão das idéias e dos acontecimentos locais. Está sempre receptivo aos fatos esportivos do futebol e dos demais esportes. É uma marca a apoiar os eventos da cidade e da região.

Contador