17 janeiro 2014

ENFIM, O CHARMOSO
"A violência é um tratado assinado pelo poder, pela sociedade e as vítimas, com ou sem indenização".  (Autor Próximo) alerme@ig.com.br
         
     A primeira metade do ano é uma festança protelatória de todas as demais necessidades persistentes e pertinentes da coletividade. É hábito brasileiro que já deixou de ser contestado. Bateu o sol no quengo e o calor soprou seu bafo e a relaxada é geral. Carnavais, festivais, eventos mundiais são pencas muito disputadas.
     Os campeonatos regionais de futebol são balões de ensaio para competições posteriores. Começam com sua buliçosa e aparentemente grande importância, mas escondem outras motivações de maior valor. No Rio Grande do Sul, o campeonato deste ano foi denominado de "Charmoso Gauchão". Uma prece, de outras tantas rezas.
     Com ou sem boas afirmativas, a competição tem outros padrões. Se não são diferentes, sugerem modernidades. Uma fórmula diferente, uma premiação diferenciada e uma sequencia de mando diretivo, posta adrede à mesa de reunião. No RS, espera-se este ano que apenas um e somente um, da dupla grenal, possa disputar o título.
     Os clubes do interior e os da capital - de 2º grupamento - voltaram ao convívio da divisão especial, os que se prepararam, e não esperam repetir-se. Cada qual pretende, ao menos, dar um passo adiante nas suas estruturas.
Alguns, caso do Pelotas/Pel/RS, já mostraram sua força. No campo e em alguns aspectos administrativos. Outros times permanecem na penúria.
    No final de semana iniciaram os jogos. Hoje já podemos ouvir os críticos e os editores esportivos avaliando o jogo jogado e a bola rolando. Nada mais justo para os profissionais da crônica, que fazem parte de todo o conjunto. Temos especial expectativa pelos borderôs. Se irão ou não, corresponder a toda a ansiedade deste recomeço de 2014. A bola rola!


*     "E se antanho pudesse voltar, haveria choro e ranger de dentes?”.
*     O carnaval da cidade dá lambança antes, durante e depois. Quem será que brinca e quem será que ranzinza?.
*     A dupla Bra-Pel na sua estreia nervosa e ansiosa no Gauchão: hoje é dia de saber quem seguiu ou mudou sua estatísticas das últimas competições.
*      O show das águas dançantes fez do E. C. Pelotas o campeão de tudo que o papel aceita e, no  campo, uma Recopa Gaúcha, de virada. Parabéns!.
*     O bate-boca grenal entre os que retornam à velha casa remodelada e os que juram que alugar é melhor do que comprar. Corneta e rusgas e, no fundo, uma bela desconfianças nos times. O resto é falta do que mostrar.
*     Os cartões corporativos são usados também como segredo de estado, nas entidades esportivas que recebem dinheiro público e de estatais? Estas verbas podem também pagar salários secretos de dirigentes?
*     Pode nem parecer, mas o trânsito é uma espada afiada sobre as cabeças dos pelotenses. Vemos de tudo, só não se vê azuizinhos, no lugar e na hora certa.

 

Contador