26 junho 2007



A DERROTA CABE NO ESPORTE ESCOLAR?
"Mata-se antes a consciência e após, os recursos naturais". (Autor Próximo) Airton Leite de Moraes – e-mail:
esports@terra.com.br

O fracasso e a vitória são leituras feitas ao final de uma ação competitiva, cujo texto exacerba o papel do vencedor. Este chauvinismo esportivo existe no esporte de alto rendimento, onde a derrota, estrategicamente, não é vista ou revista, na mesma intensidade e proporcionalidade, que a realidade do próprio ato expõe. A respeito, a busca de resultados a qualquer custo, os interesses governamentais por competições internacionais, a propaganda, etc., soterram a ética-esportiva.
Os valores expostos agora são bem diferentes dos que a prática esportiva consagrou antes. Está cada vez mais fácil perder o rumo do que se possa pretender com o Esporte. Ele cabe em todos os chavões dos que apregoam servir a muitos. Os pré-adolescentes são lançados, cada vez mais, precocemente no esporte de competição. A partir de 1960 cresceu o interesse deles pelo esporte de rendimento. Mas o que lhes vem sendo ofertado, no entanto, é algo dúbio. Está mal esclarecido, mal incrementado.
No Esporte Escolar, por exemplo, pode se constituir, tanto em satisfação, quanto em frustração. Não há como encaixar a derrota na formação discente, se a atitude privilegiar o rendimento. Os jovens não são competidores naturais. Segundo uma pesquisa, Esporte para eles é 49,2% diversão e, para apenas 4,2%, é competição; por indução e outros fatores, 46,6% chegam nele. Na escola, o jogo não seria essencial, apenas parte.
A pesquisa mostrou que os motivos da desistência eram: falta de jogo (para quem queria competir), demasiada ênfase em competição e vitórias (para quem apenas se divertia), e desgosto com o técnico, por excesso de pressões (para quem não tinha talento ou gosto por disputa). A pesquisa é de 2002 (em artigo de Korsakas, P. & Junior D. Rose, 2002).
A euforia que vivemos, às vésperas, do PAN RIO 2007 tem um pouco de tudo que se pode ensejar, ao refletir, sem medo ou deslumbre, sobre o que aqui se coloca. Castelos na areia não duram, "ad eternum".
Há um valor imaginado para o ouro esportivo e um outro, bem diferente e inadiável, para mudar o que é preciso, sem mal acostumar-se!MEMORIZANDO -
http://colunadoairton.blogspot.com

* "Ainda vejo nas paredes, teus vultos e teus jeitos". Beijos muitos!
* Ontem foi um dia festivo aqui na casa. Para o Hélio "Pai" Freitag e o "Helinho" Freitag Jr. pela coragem e pelo sucesso como Diretor-presidente e Editor-chefe do DM. Nestes 28 anos de fundação, foram eles e todos os funcionários e colaboradores (meu caso), que foram incentivados a dar à comunidade pelotense o melhor trabalho possível. Parabéns a todos!
* O Dr. André Guerreiro, ortopedista pelotense e componente da equipe Médica da CBAt e Membro da Soc. Internac. de Cirurgia do Joelho, Artroscopia e lesões esportivas, participou do XV Congresso Sul-brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, convidado que foi para uma mesa de discussões sobre assuntos relevantes da área esportiva. Segue em alta!
* Dia 1º de Julho, no próximo domingo, em frente ao SESI, na Av. Bento Gonçalves, 2ª Etapa do 3º Circuito de Corrida de Rua do Cefet-RS. Patrocínio da Caixa e trabalho do Prof. Valdir Lacerda Jr. (foto), – Coordenador. Sonhos não morrem e amigo é a prova. Parabéns!Faltam 18 dias para o Pan 2007 e para o acobertamento desta bandalha escrachada envolvendo Renan Calheiros, pois será varrida para baixo do tapete. Anotem aí: vão piorar as relações Governo/Imprensa. Notícias, só as que agradarem aos corruptos e fazedores de leis de auto-ajuda própria. A vergonha é da sociedade anestesiada e por este seu blefe mal aplaudido!

Contador