26 novembro 2012

O ESPORTE DOS FILHOS

“A verdade veio para encobrir quem tem poder e pode regatear com ele. O restante tenta se defender”. (Autor Próximo) alerme@ig.com.br  



As crianças estão no topo de todas as preocupações dos adultos. No esporte brasileiro deveria ser do mesmo modo, mas por contingências políticas e interesses de ordem comercial não é bem assim. Os pequerruchos são palavras da boca para fora e fonte de carinho e de emoções. Basta observar as propagandas na mídia para entender que em alguns casos é apenas apelo feito com as imagens delas. No esporte, idem.

As crianças são usadas no modo discursivo e funcionam como ponto forte de vários projetos que visam obter verbas públicas. Quando os procedimentos burocráticos são cumpridos, elas passam a figurar como atores midiáticos. A publicidade mantém a coisa toda, sem ninguém a fiscalizar outros detalhes de projeto ou programa, normalmente desconhecidos por todos. Quem aprovou e quem liberou os recursos sabe e conhece o que efetivar e o que escamotear. Do ponto de vista da verba pública, o processo criança termina por aí.

Os pequeninos, em muitos casos, não recebem nem o que disseram que receberiam lá nos itens do mapa de custos, onde os projetos fingem justificar-se. No caso do esporte, onde há caça de talentos, poucos atentam para os demais quesitos necessários ao verdadeiro objeto de proteção. Os meninos e meninas carecem de atenção especial, dos seus responsáveis para que não tenham a má sorte de serem apenas joguetes nas mãos de quem os reúne .

Os pais na maioria são de origem humilde e sempre querem o melhor para os seus filhos. É mais fácil lidar com eles. Sem um conhecimento específico são incapazes de separar o joio do trigo. É dessa forma que surgem planos e projetos com o sumiço de destino na verba. Emocionalmente, também é preciso sociabilizar com responsabilidade.

O esporte para crianças deve ser muito bem cuidado e os pais e responsáveis, de preferência, não devem cair no conto da “carreira profissional precoce”. Os pais que levam filhos para escolinhas precisam de atenção redobrada. Seus filhos precisam mais de carinho, do que de agressividade. A filosofia do ensino deve ser a base da seleção!








* "A rosa sem perfume... e linda como sempre.”. Com ou sem Beijos!

* Os xavantes perderam na 4ª feira. E ontem a parada era duríssima, não nos atrevemos palpitar no sábado nem no domingo.

* Romário e Marin puxaram o tapete de Mano Menezes, covardia pouca é bobagem.

* Porém, o ex-técnico da Seleção ficou muito tempo sentado e apanhando quieto. Como já foi publicado por aqui, não era o preferido e não chegaria à Copa das Confederações, menos ainda até 2014.

* Nosso trânsito e as estradas da Zona Sul seguem ceifando vidas, mas há casos que o imponderável e o descuido humano ajudam nestes tristes óbitos.

* Terminou a lambança entre Vanderlei Luxemburgo e o Grêmio/POA. Melhor assim, do que este contrato rolando com a barriga. Este é um caso de transparência ou é chute de números?

* A Receita Federal já devolveu o troféu do surfista Adriano de Souza?

* Campo de Golfe para os jogos de 2016 está em litígio judicial. A área é na Barra da Tijuca e muito valorizada. Quem conhece a questão sugere que estamos diante de um caso de corrupção.

* Depoimentos de várias pessoas sugerem que estamos diante de um gigantesco caso de corrupção e troca de favores entre empresários, grileiros, e os poder Executivo e Judiciário do Rio de Janeiro. No blog do Cruz, leia mais.

* Morreu o ex-vice-presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Nelson Prudêncio (foto), um dos grandes ídolos do esporte brasileiro. Tivemos chance de conhecê-lo, certa feita, em Presidente Prudente/SP. Belíssima figura humana! Nossas condolências a parentes e amigos!

Contador