06 dezembro 2009




BRASILEIRÃO 2009: MAIS POR MENOS
"Olimpismo faz bem aos dedos, mas são os anéis que andam pelos cinco continentes". (Autor Próximo)
alerme@ig.com.br –Airton Leite de Moraes

Semana após semana percebo que os editoriais aqui do DM reconhecem questões de vários matizes, as quais por longo tempo, o leitor encontrou citadas neste nosso espaço. O esporte brasileiro, nunca foi estanque às demais atitudes político-sociais, do Executivo e seus compiladores. Dentre estes, os que aperfeiçoados, ascenderam atropelando e atrelando a sociedade, com seus interesses particulares (umbilicais), de continuidade diretiva interna e de exibicionismo internacional.
Aparentemente fora do contexto desportivo, o que se leu por aqui, jamais duvidou da amplitude e da verossimilhança entre jogo, jogatina, e Poder impune. Quase tudo se repete no comportamento do dirigente. Só o jogo e os atletas mudam. A torcida apoia o que lhe favorece, via passionalidade. No esporte, na vida e no mundo, o brilho é tudo.
A tecnologia de hoje dá ao Poder instrumentos cada vez mais poderosos (e caros), para que este brilho seja desejado pelos que antes deveriam comer e entender, o que é feito do mundo ao seu redor. Um exemplo disto é o que fazem em nome da paixão nacional. As questões extracampo sustentam o futebol, independente da fórmula usada.
O Brasileirão 2009 chega ao fim com uma qualidade reduzida para o que se alardeia ser nossa marca mundial, embora verdadeira: o talento. Alavancado pela Copa 20!4 bateu recordes de público e vai ter um final emocionante e uma ruindade escorchante. Vai para a história com as mesmas velhas acusações e pressões de STJD, mais para aparecer na mídia, do que para apurar ou resolver e cumprir os regulamentos e as Leis.
Os torcedores cujo interesse é vencer (ou perder), a qualquer custo são distorcidos de si e da ética (pois desconhecem a que serve), por falta de exemplo e Educação. Este espírito (que já foi do Porco), é a causa da durável aliança entre as arquibancadas e os corruptos de Clubes e Urnas.

MEMORIZANDO -
http://colunadoairton.blogspot.com

* "As saliências amorosas dão ideias gostosas!". Beijos. Amo você!
* O futebol local teve temporada aberta no Lobão com muita confiança e algumas caras novas. No G.E.B., mutirão: no dia 13/dez, no CTG União Gaúcha tem almoço para o "projeto da nova drenagem" não ir por água abaixo. No futebol não havia treinador... ainda. O Farroupilha? Fala hoje.
* A fórmula do Brasileiro é esta por pressão comercial dos clubes europeus junto à Fifa. Enquanto esteve livre, leve e solta foi de uma leviandade revoltante. Só mudará, agora, com aceite comercial. O que a Rede Globo comprar da Fifa e que vender melhor lá fora, acontecerá.
* O Brasil e o Mundo jamais serão como antes. O Marketing muda seus formatos, ao seu bel prazer. Isto parece ter sido bem assimilado pela mídia local. Eis que se autobajula e estende o benefício aos amigos, o tempo todo.
* Independente do deslumbrado que estiver no Poder, a mentira e democracia de ocasião, feita de espetacularidade midiática, não são de todo ruins. Rotulam a oposição de torcedores do pior, mas justificam o "Si hay Gobierno, soy contra": Los imprescindibles lucham siempre, não morrem de jingles!
* Fui muito bem atendido no mutirão do Câncer de Pele. Não me senti diferenciado porque os demais também o foram. No tempo que lá permaneci não ouvi manifestações contrárias. Foi no sábado dia passado.No Blog do Cruz, se pode ler que alguém atochou no preço das tochas olímpicas do Pan R!U 07. O TCU ainda espera por explicações. Se uma das atochadas da foto é para a Copa 20!4? Não se sabe, mas ao menos está acessa!

Contador