29 agosto 2010


ESPORTE DE FUTURO: GARIMPO DA MISÉRIA

"Eleger as piores coisas da vida é uma opção pessoal de cada indivíduo. Mas em nossa politka nacional é uma obrigação". – alerme@ig.com.br  



Os sonhos de realização pessoal de atletas e dirigentes percorrem caminhos diferentes. O atleta de hoje vem de berço para o palco, como um bólido. O que a Lei exige e diz proteger na criança, no que se relacione ao seu desenvolvimento pleno e partícipe de acessos sociais básicos, nem sempre é conduta de igual peso e teor. Depende e muito da classe econômica dos seus responsáveis. Ela marca mais do futuro infantil esportivo, do que a cantilena socializante engolida e mercantilizada.

Já houve tempo em que se supunha haver traços de nobreza na condução ou formação de crianças para serem atletas. A conversa de hoje é mais vistosa vai à mídia robotizando o pensamento familiar, mas já não se alimenta de suas anteriores convicções. A criança é matéria bruta. Os pais querem o melhor para ela. O melhor é não passar fome. Como criticá-los?

A motivação e o pragmatismo sustentam vários objetivos devidamente teorizados e ao seu final prevalece uma nova indústria. Muitos sonham o sonho certo, poucos farão do seu futuro, a purpurina que lhes cai no colo despejada pelos adultos. Estes investem mais em cooptar pais, do que remanejar o terreno em que cultivam a penúria. Do lodo, lhes vem o ouro.

Esta infâmia dá de comer a vários segmentos criados para assistir o futuro das novas gerações. Este Avatar é sempre escondido lá mesmo: no amanhã (que nunca chega), na marginalização (repetitiva e endêmica). Este animado cartum, no entanto, vai às telinhas todos os dias, santos ou não.

Num passado recente discutia-se inúmeros conceitos e cobrava-se atuação governamental para dinamizar e valorizar Esporte e Educação. Hoje, este sonho foi esquecido e expropriado em nome da subserviência.





* "Ah, o abraço. Quando me falta, o que faço? Troco por beijos... assim!

* Deus existe! Só Ele suportaria que eu completasse 63 anos domingo, com boa saúde presumida, com alguma virtude tombada nos defeitos e repleto de conceitos que recitarei aos vermes, no fim de tudo. Ele não desistiu de mim. É um luxo estar vivo. Fui pequeno diante dos cumprimentos e carinhos recebidos de amigos (as), também. Grato!

* Ganso e Neimar foram ver Lula de perto. Ganso vai levar 06 meses para trocar as penas. Neimar já se especializa em perder pênaltis e beijar o Ego durante os jogos. Sinal de alerta!

* Os números da economia falam sozinhos pelo clima de aparente atraso e nas demoras de uso das quantias disponíveis para 20!4 e 20!6. Rigorosamente dentro das expectativas dos otimistas. Aqueles sabem que o Governo garante e as urgências levam licitações a ritos sumaríssimos.

* O Futebol e os Esportes Olímpicos não mais serão privilégio de poucos. Todos pagarão e viverão por eles. O Futebol é da nossa cultura o Olimpismo é um fast food do qual nos alimentamos. Em tempo: 1% de aumento do PIB (no ano da Copa), é tudo. Mas a vida continua... com filas.

* Calma! Esta nadadora de alto rendimento adiantou-se. Ainda há tempo de encher a piscina até 20!6. Ela só veio para o meu aniversário. Por isto que o Beto me ligou. Risos!

Contador