10 outubro 2014

DINHEIRO PASSADO A LIMPO
"São poucos, mas existem, os que tentam rastrear o dinheiro que, em tese, não são limpos ou bem gerados". (Autor Próximo). alerme@ig.com.br
         
    De longa data se sabe que existe um montante de dinheiro "lavado" ou requentado circulando na economia mundial. A soma total é apenas adivinhada, e algo em torno de ou próximo de trinta por cento. Esta adivinhação é mais especulativa, ainda, quando se trata de localizá-la. Há certo consenso, nunca provado, que transita por grandes eventos.
    Os grandes projetos de obras, os de espetáculos culturais e esportivos, incluindo a movimentação de imensas quantias. Estejam onde estiverem. Aos poucos as transações de grande vulto (o futebol é pródigo), vão sendo escaneadas e submetidas ao crivo investigativo. É um rastreio dificílimo. Ainda que visualizadas, as quantias não são bem delineadas.
      Visualizar dinheiro mal havido, dentro dos normais, sem dúvida não é para amadores. Estes megaeventos ofertados a grandes públicos consomem dinheiro grande e sem eles são impossíveis de serem realizados. Como separar o joio do trigo, se a terra está comprometida? Há quem afirme ou sugira que, sem dinheiro sujo, não há vida inteligente.
     Aqui no País da bola e no Mundo, as transações de jogadores do futebol aparecem como suspeitas. Isto se deve ao desconhecimento, de parte do público, dos meandros destes eventos. A clareza seria fundamental.


*     "Em boca fechada não entram beijos, nem perjúrios". Sem beijos!
*     Em busca de reparos no tempo e na sua tradição, o G. E. Brasil não se entrega. Lutará até o fim por suas convicções. Sucesso ou catástrofe haverá muito choro e ranger de dentes. O tempo não parecia ajudar o caixa.
*     Falta pouco para encerrar o episódio das urnas. O esporte e o lazer, já não fazem mais falta nos palanques e nos projetos de Poder. Quem os têm às mãos não comprarão provocações desnecessárias.
*     A cidade deveria fazer o possível, antes de tentar o impossível. Há muita gente no agora, que não viverá o futuro.
*     Na cabeça de cada pelotense escolarizado corretamente existe um museu. O que deveria pautar o futuro precisa sair de lá, sob pena de perder o rumo, do aludido futuro.
*     Escrever a coluna na sexta-feira tem para nós, um gosto de previsão; uma pequena adivinhação e um desejo que tudo corra bem para os nossos leitores. Da realidade e dos fatos cuida o nosso jornal diariamente.
*     Um longo campeonato brasileiro feito sem pensar nos atletas, nos remete aos caprichos individuais de quem pode determiná-lo do jeito que está. Dois pesos e duas medidas, mais peso do que medida. Infelizmente.
*     Medidas da FIFA para retirar dos clubes a possibilidade de investir, com a participação de companhias de investimento tardará, mas virá. Quem fechar os olhos vai acordar sem grupo e sem caixa. Preparem-se.
*     Falar de paz nunca é demais. A jovem Mala Yousafzai (foto/arquivo), recebeu o prêmio Nobel da Paz de 2014. Desta feita os consultores do prêmio não mereceram críticas.


Contador