26 outubro 2009




COPAS E JOGOS NO GOSTO DO POVO
"Os que aqui regougam, não regougam aos governantes de lá. Lá, se fazem entender". (Autor Próximo)
alerme@ig.com.br – Airton Leite de Moraes

Os grandes eventos já acertados para mudar a história e o futuro do esporte brasileiro propiciaram até o momento, vários modos de se avaliar a pretensão. Ao contrário do Governo que acha que tudo que faz é perfeito e detesta críticas, não acreditamos que as análises feitas por discordantes, sejam todas "perfeitas" em substância e conteúdo. Alguns resolveram dar às críticas conotações bairristas. A rivalidade Rio/S.Paulo é chapa quente. Aparece como fratura exposta e não condiz com a gravidade da questão.
Ela é grave demais, no sentido de que expõe o brete ao qual a sociedade foi confinada e não pode ser polarizada só por estas cidades. O confronto real é entre todos os demais estados que fornecem, não apenas pedaços da sua economia, mas também todos os votos obrigatórios desta democracia da miserabilidade. Dever-se-ia pensar é no que fez o País inteiro, ser jogado numa aventura deste porte, para mostrar-se ao mundo.
Outra questão é a politiqueira de sempre, tão sórdida que é capaz de transformar as violências diárias do R!U 20!6 em chances meramente eleitoreiras. O bate-boca entre a Oposição rançosa e a Situação enganosa, minimiza e encobre os fatos. Um lado fuçando na pedra tentando tirar leite, e o outro, já entregando o pré-acertado. Tem nada lá que tenha a ver com o Brasil dos brasileiros, apenas com o que esperam ver os (fu)turistas.
Na defesa de um e outro, as manifestações se espalham. Pensando em todos são poucas. As discussões corporativas e por rateios feudais são em torno de espaços de poder. Quanto mais próximos da boca do cofre e da urna, melhor. Próximas de quem não sabe o que é privilégio, e nem prioridades, são raríssimas. Demonizar a todos, resolveria menos ainda.
Assim como está podemos ver os injuriados, os manipuladores, os detentores de cargos. Poucos se impõem a tantos fracos. Incluindo o Rei Luiz. O Cardeal Richelieu, quem diria, revira-se na tumba, invejosamente.



MEMORIZANDO - http://colunadoairton.blogspot.com

* "Somos o que queremos ser... só precisa acontecer". Beijos, Amo você!
* Véspera de Gre-Nal é assim. O torcedor sonha com goleada, mas a razão dorme chateada. Risos!
* Os esportes, os eventos e os desportistas pelotenses continuam fazendo sua parte. Sempre do mesmo modo. Muita transpiração e muita repetição. Mas tem gente que olha o mar e diz: - "Lá em casa tem sal"!
* O Ministério do Esporte viveu esta semana, mais um fato inventado pela imprensa pessimista e que torce contra o Brasil. Inventaram que Julio Filgueiras, secretário nacional do Esporte Educacional, demitiu-se.
* Irregularidades no projeto Segundo Tempo (com denúncias apuradas), algumas herdadas, e outras de sua própria autoria, seriam os motivos.
* Justo agora que a carinha do ministro virou santinho eleitoral televisivo, é que descobrimos, finalmente, qual o partido que estava hospedado no loteamento Sporting Brazil e seus fiadores.
* Para a nadadora Poliana Okimoto (foto), campeã da Copa Mundial de Maratonas Aquáticas 2009, "nada se compara ao R!U 20!6," onde deseja estar presente. É atleta de ponta e sua fala é clara e referente. Tem o luxo de possuir um treinador-marido. Quem pode, pode!


Contador