14 maio 2007




2014: O ÚLTIMO ANO DO RESTO DE NOSSA VIDA NO ESPORTE?
"Brasil: olhe bem e perceba. Entenda e se aborreça!".(Autor Próximo) Airton Leite de Moraes – e-mail:
esports@terra.com.br

A exemplo do ocorrido quando da escolha da cidade do Rio de Janeiro para candidata brasileira a sediar os Jogos Olímpicos de 2012 em preterição à candidatura de São Paulo, começou a corrida fantástica para o mesmo tipo de escolha em relação ao Mundial de Seleções de 2014, um evento FIFA, um dos mais bem sucedidos - comercial e financeiramente - falando. Para a Olimpíada de 2012 foi definida a cidade de Londres/GBR como candidata preferencial. Este sonho olímpico deve voltar para 2016.
Na semana que passou, após boa peregrinação interna, o presidente da C.B.F., Ricardo Teixeira, reuniu interessados na grande obra de esclarecer "como" e "o quê" dizer num projeto para ter uma candidatura aceita pela Fifa. A entidade e boa parte dos dirigentes esportivos do futebol, dirigentes de partidos políticos e seus filhotes menores no Executivo e Legislativo (normal e estranhamente solidários nestes casos), estão comprometidos a atender estes "anseios" (?) nacionais.
O comunicado foi promovido pelo Comitê de Candidatura, com a participação restrita dos representantes dos estados pré-candidatos (?) a receber as partidas do Mundial. Teixeira numerou cinco pontos principais e destacou o que significa receber um torneio do porte da Copa do Mundo que, segundo ele, irá gerar renda e empregos, além de trazer diversos investimentos estrangeiros e levar a imagem do Brasil para todo o mundo.
"Por isso vários países disputam com unhas e dentes este privilégio que é receber uma Copa do Mundo", explicou Teixeira. (Fonte: Terra Esportes). Só esqueceu de falar que a FIFA cuida de seus negócios muito antes de cuidar do país e de suas necessidades coletivas. O Brasil lhe interessa por ser o filé do mercado mundial, produtor primário de craques.
A parte que nos cabe neste latifúndio é a de – outra vez – ver uma casta acima do bem e do mal – inventando prioridades e alegando benefícios a serem usufruídos e baseados em experiências "externas".
Aos habituais pedidos de "união de esforços" juntar-se-ão as "Brazilian's Safeties & Opportunist!", cuja conta será paga por "todos" (?!).
MEMORIZANDO -
http://colunadoairton.blogspot.com

* "Amor perdido não volta, paixão muito menos!". Beijos Muitos!
* Ontem foi dia das mães. Feliz de quem as teve presentes, ainda que sem presentes. Ah! Dona Terezinha, o que eu fiz né? Beijos no céu!
* Quando o dinheiro gera dinheiro, o planejamento dura tanto tempo que poucos notam que pode faltar outra vez. Vale para gregos, troianos e assírios e até aos menos assíduos. Seja no Futebol ou nas Artes Platônicas!
* Meu querido amigo José Cruz me informa que a pauta sobre os torcedores (deficientes visuais), do G.E. Brasil lhe foi passada pelo jornalista e professor, Jandir Barreto, a quem teceu elogios. Ta falado!
* Apesar das doses homeopáticas e dos tratamentos aleatórios dos pacientes do esporte local, muita gente ainda mantém as esperanças e se esforça para atingir seus objetivos esportivos. Na foto o cartão comemorativo ao "1000º Encontro Diário da Pandemia Educacional de Qualidade de Vida e Apenas-riograndense para a Atração de Turistas e Afins", promoção das forças vivas e do que sobra delas, a qualquer hora do dia ou da noite espalhadas em qualquer lugar da cidade, com destaque para a área central.




A INTERAÇÃO DO CORPO E DA MENTE
"Pense: A lentidão jurídica é o alimento da Injustiça!".(Autor Próximo)
Airton Leite de Moraes – e-mail:
esports@terra.com.br

A atividade esportiva é fonte e forma de interação, ainda que não seja a única. Esta interação normalmente é atribuída à socialização e, quase ao mesmo instante, à política, à qualidade de vida e misturadas entre si, onde supostamente se extingue neste contexto, é lida vertical e horizontalmente: interação social. Há que se referir, no entanto, que estas atividades podem conter também outros objetos interativos, do individuo para si próprio e no interar-se do seu particular sentido de viver e mover-se.
Existe a possibilidade realista de que este ato de movimentação venha acompanhado de outras conseqüências positivas. Na formação da consciência do universo corporal do indivíduo, por exemplo. Pode vir com a noção de que alguns desafios (novos esportes), podem ser montados com interação dele ao espaço externo. Seria então a Interação Ambiental, vários esportes de novíssima gestação em que o contato com a Natureza é parte deste aprendizado: indivíduo, ambiente e, por que não, de suas máquinas.
Sob a nova ótica da expansão do aprendizado do ensino, onde se recupera com invulgar destreza (técnico-científica, em parte), a universalidade e indivisibilidade da mente e do corpo, existe um espaço bem disposto para a interação do embrionário discente. Que se daria pelo racional (o concreto objetivo curricular), e o lúdico (liberto de amarras autoritárias), própria de vontades que se portam como "trilhos" do ensinar.
Há um ambiente cognoscitivo na forma individualizada de interação que o esporte induz como projeto de percepção natural. O prazer de notar a emoção, a adrenalina, o ato de escolher e se gratificar na escolha conduzem o ser humano a aceitar, como meta de boa vivência, o aprender interagido onde sua proposta pessoal se completa.
Por tudo isto se deveria dar à lógica do pensamento esportivo, uma constante e maneável interpretação que contemplasse o seu valor pragmático, na órbita do subjetivismo interativo que o estabelece e move.
Na qualidade do atleta, na expansão da veia competitiva de maneira lúdica, pode-se proteger uma pessoa e vê-la vencer como Nação!
MEMORIZANDO -
http://colunadoairton.blogspot.com

* "Não tenha medo do novo, comecemos tudo de novo". Beijos Muitos!
* O futebol tem sua lógica como histórico, mas não tem consistência como prenúncio de fato futuro. Por isto normalmente palpito do jogo jogado, no sábado. Não gosto de esquemas táticos. Declarações são a minha linguagem. Elas me dizem mais sobre o ambiente do time e do clube. Eu queria e acreditava que o Grêmio deveria confirmar o favoritismo! Foi?
* O Engenhão vai mesmo sofrer uma CPI após o Pan Rio 2007. Calma, a pizza é pequena: Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Gargalhem!
* Pan Rio 2007: até o momento, a estimativa é para que a delegação brasileira tenha 963 integrantes, sendo 688 atletas. Para o chefe da Missão Brasileira, esta foi a melhor preparação da História do Brasil para uma edição de Jogos Pan-americanos. "Graças aos recursos da Lei Agnelo/Piva foi possível realizar tudo o que foi programado: viagens internacionais para as equipes, compra de equipamentos, contratação de técnicos estrangeiros, entre outras ações. Esperamos a melhor participação possível", disse Marcus Vinícius Freire.
* Marli Mathias (na foto) é um ícone de persistência na prática esportiva. Sei de momentos importantes em que ela teve que brigar para poder ter apoio. Hoje tem o privilégio de ter vários patrocinadores pelotenses.

Contador