13 dezembro 2009




SOMENTE PARA OS ELEITOS
"A unanimidade só é burra quando não é bem paga". (Autor Próximo)
alerme@ig.com.br – Airton Leite de Moraes

A vida moderna é feita para os primeiros de cada espaço, seja no trabalho ou fora dele. Está encravado em todos os conceitos, a começar pela transferência do saber e na montagem das relações coletivas, que a existência é feita de vitórias. Aí está, portanto, uma relação direta e marcante do Esporte. Ele representa de modo pragmático, aquilo que nos parece lícito e de direito conquistar, ou seja, Poder (manutenção), Dinheiro (sobrevivência), e Reconhecimento (valia pessoal), com doses de vaidade.
Isso dá ao Esporte esta facilidade de ocultar-se na emoção que propicia à coletividade, sem que os seus participantes desvencilhem-se dos seus delírios, sonhos ou o que mais lhe aprouver. O Esporte é a projeção da excelência possível individualmente. Dá ao competidor de alto rendimento (os vitoriosos), poderes de sobrepor-se e ser amado (?!) por muitos.
É natural que tenhamos olhos voltados para eles. Atletas, dirigentes e profissionais do desporto são agraciados com a competição maior, ao final de cada ano: aquela que os coloca acima de todos. A competição que nos agrada é rica em possibilidades de transformação social, que pode e deve ocupar-se desta questão. É um espetáculo ser mais do que os demais.
Premiar por interesse, às vezes, suplanta méritos e enfeita até fratura exposta e mal curada, mas quem viveu seu dia no sufoco e reservou espaço para aplaudir ou torcer por algo que apreciou, não tem como queixar-se. Afinal, as segundas-feiras sempre foram momentos de falar sobre grandes feitos esportivos (mais do que encarar nova semana de trabalho), para quem assistiu de longe, mas venceu junto com seus clubes ou atletas preferidos.
É nesta hora que os indivíduos pagantes, uma vez mais, palpitarão e discutirão sobre o que já lhes foi entregue pronto e carimbado. Alguns até sabem que "Inês é morta", mas com medo que a notícia seja falsa parte direto para o refrigerante e para a pizza, em que tudo e todos se acabam.


MEMORIZANDO -
http://colunadoairton.blogspot.com

* "Apertos no coração e nas mãos, curam-se por nós". Beijos, amo você!
* O G. A. Farroupilha e seu presidente Cel. Ewaldo Poeta estão entusiasmados com o que parece ser, finalmente, um passo à frente nas relações do futebol Farrapo. Alento mais que merecido. Parabéns.
* O Pelotas aposta todas as suas fichas no confronto contra o Grêmio/POA no início do Gauchão 20!0. Mas dos derrotados possíveis, o Lobão é o que tem mais gás. A equipe e a estrutura têm boas certezas para a temporada, ainda que a paciência dos torcedores seja sempre uma incógnita.
* O G. E. Brasil vive momento cauteloso. Mostra que seus passos em direção ao ano próximo não são tão firmes. Muitos estão impacientes.
* A Copa de 20!0 será jogada somente em 20!4. Até lá, só Corte & Costura. Cortar e costurar, eis a questão... e seus reflexos sigilosos.
* A escolha da ex-atleta Patrícia Amorim para presidir o Flamengo/RJ até 20!2 é inédita no contexto. Nestas circunstâncias anteriores à Copa 20!4, sem análise do mérito, foi como chupar balas, mas sem achar as perdidas.Boas notícias: a impunidade e a corrupção chegam às manchetes, acompanhadas da repressão. A Equitação desbancou o Futebol e virou notícia. Os incomuns saltaram sobre os obstáculos (manifestantes), mas derrubaram muitos deles. Ainda não têm prática, mas não demora nadinha. Esporte é pura emoção. É assim que se cura azia de jornal, né?

Contador