21 julho 2012


MOBILIDADE URBANA
“Desconfie à vontade do seu governo. Entrando na onda do bem bom vai perder a saúde e as virtudes”. (Autor Próximo) alerme@ig.com.br
 
       A Mobilidade Urbana é um conjunto de ideias necessárias à adequação do progresso e as condutas dos indivíduos e suas ferramentas, oriundas do desenvolvimento. O automóvel é um bom exemplo. São tantos seus avanços técnicos e tamanha a quantidade deles pelas ruas, que muitas normas e cuidados são requeridos, para que possam transitar pelas ruas respeitando as pessoas. Sem estas normas seria o caos.
       O Governo se colocou na obrigação de criar e agenciar este conjunto de ações teóricas para produzirem efeitos reais, e sustentarem a mecânica de movimentação das massas, para os locais onde ocorrerão jogos e espetáculos dos eventos, como Copa das Confederações, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. É claro que Mobilidade Urbana é bem mais que isto.
       Saindo do aspecto filosófico e pragmático do conceito é preciso ver onde ele vai ser utilizado, como e por quem. Ele vai estar ao derredor dos locais escolhidos para ter grandes estádios e grandes conglomerados, em capitais escolhidas por evento e não por necessidades efetivas da população. É também uma justificativa para gastar dinheiro público.
       Para atender a apenas uma das facetas da Mobilidade Urbana vai chegar dinheiro do Brasil de “todos”, para a mobilidade de “alguns”. As demais qualidades de vida e subsistência seguirão aquém do desejado e do necessitado, pois não terá um “grande evento” a suscitá-los. O BNDES vai pôr dinheiro à disposição de quem queira, desde que queira, o mesmo que ele, Governo, quer.
       Educação para compreender, segurança para ir e vir a todos os lugares, coletivos de boa condição são outras partes que, aparentemente, só existirão onde acenderem as luzes do espetáculo. Isto será feito para que falem bem do Brasil lá fora e para esquecer as lamúrias aqui dentro.
       De novo estaremos entregando a Deus, os compromissos necessários aqui no País. Deus é brasileiro, mas os coletores de impostos, não!


*      "No riso farto, pouco nos falta". Com ou sem Beijos!
*      Acidentes de trânsito são marcas de uma mobilidade humana que ainda engatinha e que desqualifica a mobilidade urbana.
*      A Copinha Hélio Dourado é coisa pouca. O Bra-pelzinho também?
*      A vitória da seleção olímpica brasileira contra a Grã-Bretanha foi emblemática. Mostrou deficiência em campo e facilidades de tabela.
*      Sábado de boas notícias de véspera. Thomaz Belluci, nosso Number One do ranking brasileiro de Tênis, passou para a semifinal no torneio de Gstaad. É uma luta de perseverança, contra a desesperança da CBT.
*      E o nosso legado do Pan-2007 vai fazer gol de bicicleta no velódromo do Rio/RJ ou vai gastar os mesmos grandes dinheirinhos de sempre?
*      E as obras de implantação da mobilidade urbana seguem devagar, quase parando. Muitas ainda nem começaram, outras nem ficarão prontas.
*      Seguirão homenageados RicardoTeixeira e João Havelange, depois das sentenças condenatórias da justiça européia?
*     
No Inter saiu um “Júnior” e entrou um “Fernandão”.
Na boa hora estreiam Juan e Forlan. Barbadinha!

Contador