07 dezembro 2013

VOLUNTÁRIOS OU EXPLORADOS?
 “Voar para longe da verdade é soltar um pássaro e abdicar da liberdade. Os humanos mentem livres”.  (Autor Próximo) alerme@ig.com.br 

         
     Aqueles que estão envolvidos na realização da melhor Copa do Mundo de todos os tempos, muito pouco podem fazer para deter as necessidades atuais da coletividade. Os noticiários de exortação ao feito são grandes, mas não conseguem tapar o sol com a peneira. Dentro do contexto empresarial, o evento está definido.  
     Em todas nuances da grande obra tem alguém sendo cobrado, para que nada falhe. Mas alguns estarão trabalhando, de graça, para dar mais credibilidade ao País. Nesta hora os números estratosféricos nem são referidos. Que coisa é esta que de tão grande, só vive se houver gente trabalhando de graça?
     Esta simples constatação, por si só, já mostra que os discursos são feitos de balelas, protegidas pelo dinheiro que não é todo computado, quando o assunto é trabalho. É uma “coisinha” que ninguém lembra para juntar aos lucros finais e distribuí-los entre quem bem entender.
     Grandes eventos e olimpíadas falam dos seus espetáculos omitindo o labor (custo e quantitativo), dos cooptados. No caso da FIFA ela visa lucro. Quanto mais operários tiver a sua messe, mais sucesso financeiro.    
    E pensar que isto modernamente sempre houve. Não parece, porém, não vai muito longe de chupar a laranja e jogar o bagaço fora.
     Esta roda ninguém mais detém. O certo é que os aproveitadores das grandes obras e os clientes de arquibancada, sejam de onde forem, estarão protegidos.
     O Brasil outra vez vai estar na fila dos enforcados. Quando o porre passar e o dia amanhecer, a realidade vai abraçar a todos. Será tarde!



*      "O labirinto do amor é a clarividência da paixão”. Com ou sem beijos.
*      Ontem foi a última rodada do campeonato brasileiro de 2013. Vai ser fogo manter a mídia, com poucos assuntos. As transações de compra e venda de jogadores são sucintas e nem sempre bem conhecidas.
*        Entramos na fase de férias parlamentares, todo o cuidado é pouco. Com tempo livre para urdiduras, o diário oficial vai virar redondo, para que a Nação nem seja incomodada, com essas futricas tradicionais.
*       Animadoras as notícias da recuperação do ginásio esportivo do Colégio Municipal Pelotense. Seria ótimo se todas as etapas previstas fossem realizadas dentro do prazo. Ginásios esportivos também servem a desabrigados, quando ocorre alguma tragédia, em seu derredor.
*      Nelson Mandela teve no futebol, quando estava prisioneiro, um dos alicerces de sua resistência contra os desmandos ao seu povo. Todos que amam a liberdade e tem dificuldades de viver dignamente, lamentam a sua morte. O esporte tem impressionantes atributos.
*      Para quem pratica esportes, as férias e novo ano estão sempre nos planos. Nem todos podem curtir. O calendário já está feito.
*      A presidente Dilma desta vez, nem foi vaiada, não houve tumultos e/ou qualquer manifestante, a menos de dois quilômetros do local. Enfim, a FIFA sabe como comandar um país. Prometeu e cumpriu: não deixará que haja baderna nos “seus” eventos e espetáculos. Não falou sobre hospitais, e demais legados. Só faltou “Brucutu” nas ruas.
*       Então, você que não se acha otário corra para ser um dos voluntários da Copa 2014. Parece, mas não está confirmado ainda, se haverá lanche.
*      O espetáculo do sorteio das chaves definitivas foi bom e alicerçado na beleza nórdica de Fernanda Lima como é do bom costume dos turistas!

 

Contador