29 março 2008




O ESPORTE DA MANIPULAÇÃO SOCIAL
"O mundo prende seus loucos, nos piores parlamentos". (Autor Próximo).
Airton Leite de Moraes – e-mail:
esports@terra.com.br

A inclusão social através do esporte é mais do que uma bandeira. É o melhor caminho e o mais curto para se organizar hoje, um núcleo de poder. Quem sabe e se preparou para atuar na área possui várias alternativas de envolvimento. Disposições educacionais, procedimentos pedagógicos, o aprendizado prazeroso - preparando a estrutura do sujeito para assimilar qualidade - sem contar as técnicas do esporte e suas especificidades. Eles têm legitimação e se justificam por operar tal poder.
No entanto, os processos de inclusão social como oferta, próprios da necessidade de estender à miserabilidade congênita, um sentido de aglutinação e operacionalidade coletivos, dificilmente escapa à rapina de gerenciamento do poder oficial. Este usa o esporte e a inclusão como fachada. Ele pulveriza sua responsabilidade, rifando-a aos aproveitadores. Organizações solidárias atendem ao chamado e nem sempre fazem melhor.
O poder pouco perde. Ao contrário, ganha sempre. Cria seu jingle, inventa seu modelo e os colaboradores vão às ruas catar o produto farto do abandono adulto, seja familiar ou governamental. Todos se expiam, a seu modo, e vão multiplicando seus nódulos. As verbas são distribuídas e lá adiante, quem sabe, controladas, chegam às urnas.
O esporte é mais do que nunca, uma fala fácil e uma pule adrede premiada. Há um comércio corrente dentro da miséria consentida e uma mágica reinventada, sempre que a coletividade for convidada a saborear a tudo, como um majestoso espetáculo. O custo deste espetáculo, na contramão do anúncio pago, serve para movimentar as engrenagens de manipulação. A cooptação, a politicagem e o adesismo fazem o resto.
A inclusão aqui é o sumidouro dos recursos que reabastecem o esquema de poder governamental, pois solidifica e mantém coesos os ratos de porão. Os verdadeiros colaboradores e humanitários não contam.
Valem os que são aderentes às cores partidárias e os espertos que reúnem claques, e que auxiliam a coreografar um falso consenso público.

· MEMORIZANDO -
http://colunadoairton.blogspot.com

· "Na espuma do teu mar, os sons do meu ninar. Na minha floresta, a tua festa". Amo você! Beijos Muitos!
· Da Série Orgulho Gaúcho: Um recém-nascido com síndrome de down foi abandonado em uma calçada de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, enrolado em um pano. Ainda bem que somos diferentes.Viva o bairrismo!
· O presidente da Federação de Atletismo do Rio Grande do Sul (Faergs), Prof. Marcos Garcia Andrade chefiou a delegação do Brasil no Campeonato Mundial de Atletismo na modalidade de Cross Country que foi disputado neste final de semana passado, em Edimburgo na Escócia.
· Nossos atletas prosseguem praticando esportes e contando com apoio das empresas locais para toda a sorte de sonhos. Oficialmente, quase oficiosos, alguns atravessam o mundo. Fazendo esporte.


. Algumas pessoas são predestinadas e demonstram garra e se tornam respeitadas por seu humanismo. É o caso da minha amiga carioca Maria da Glória (na foto), que se formou sábado, em Terapia Ocupacional, na Faculdade Castelo Branco/RJ. Agradeço o convite recebido, o carinho e a gentileza das suas palavras na dedicatória manuscrita. Lamento não ter podido comparecer. Poucas vezes, alguém escolhe tão bem o seu futuro e profissão. Seja feliz, pois méritos e aptidão não lhe faltam. Você venceu todos os obstáculos e até transtornos de saúde, por sua obstinação e esforço. Um grande beijo e um abraço afetuoso!

Contador