27 junho 2010

ÁFRICA FAST

"No Brasil, votar é ser reprovado, de quatro em quatro anos. Palanque engana!". Autor Próximo – Airton Leite de Moraes alerme@ig.com.br  



A África vive seu melhor momento. Esta é uma afirmação que faz a alegria dos planejadores do evento e de quem o aprecia. O espetáculo é feito de simbolismo e nada pode ser melhor do que enxergar um sonho, para todo o lado e a cada piscadela de pálpebra. O suor do trabalho e a angústia cotidiana são canalizados para noventa minutos selecionados, com selecionados de países classificados, mesmo que alguns dos seus governantes sejam "desclassificados". Um portento de humanidade.

Sem repetir as desconfianças país a país, e sem desconsiderar a avalanche do pensamento daqui ou sem cogitar do mascaramento dos números mostrados, vem aí um algo novo. A modernidade do conceito COPA 20!4 e a certeza de que a economia brasileira vai se beneficiar e que a estagnação vai sumir de vez, induzem. Afinal, "Deus é brasileiro".

Previsões à parte, o consenso de objetivos parece adequado, pois em todos os quadrantes do nosso Brasil há uma fila interminável de carências à espera de soluções. O cenário pode ser modificado, dependendo do espetáculo (este é o maior de todos, até a data), e o teatro permanecerá de pé. Em cada brasileiro renova-se a esperança de que esta fila para alcançar benesses (ou tirar vantagem?), é para valer. Ao contrário das ordinárias.

Números, número e mais números. Todos estão felizes. As contestações - dos promotores públicos (os não atrelados), os políticos (os não rotulados), magistrados (os não denunciados), governantes (os não grampeados) e dirigentes esportivos (os não cooptados), - são roucas. O aparato estatal está afinado. Joga para as câmeras e estas registram.

Miséria aqui virou status, a classe média perdeu o pão e a manteiga, a riqueza correu para os condomínios fechados, de onde há de ser roubada por suas próprias más criações, e de onde não se permitirá ouvir o choro e nem o ranger de dentes, dos que ela mesma excluiu. Urna e saco furados!




* "A Sedução é uma Dama. Persegui-la é fácil. Tragédia é alcançá-la, e levá-la pra cama". Beijos todos! Amo só você e muito!

* O Diário da Manhã completou 31 anos de fundação acarinhados pelo respeito dos leitores e pelo seu jeito solidário e multidiversificado de expressar a cidade. Um hino de amor à comunidade. Fico feliz de ter colaborado desde o seu primeiro número. Parabéns a todos os amigos e diretores da empresa. É uma honra poder dizer isto aqui deste espaço.

* O Futebol na Copa de 2010 mostra ao mundo o que em tese é falado pelos treinadores de maior renome. Até então, como desculpa para alguns tropeços de suas tradicionais seleções, contra outras de menor histórico: não há mais "ingênuos" pelo Planeta.

* Perder na Copa do Mundo é apenas um fato de futebol. A mídia e o marketing, no entanto, não mais permitem que as pessoas, sequer, lembrem deste detalhe. O Futebol dura 90 minutos, imprecisos como a vida.

* Erros de arbitragem resgatam "garfadas" históricas. A câmera lenta de alta definição mostra os atuais. O prejudicado não tem a quem se queixar. Jorge Larronda (URU), na vez!

Contador