20 fevereiro 2012



DINHEIRO FARTO E ATLETA ÓRFÃO

"O verdadeiro carnaval, a verdadeira festa e toda a alegria que desce dos morros, fogem pelas vielas... depois!". (Autor Próximo) alerme@ig.com.br  



"Enquanto no 'País Olímpico' jorram bilhões de dinheiro público em eventos e obras, Renato Átila Souza da Câmara bate o recorde brasileiro viajando com passagem com milhas cedidas pela noiva. e competindo com material alugado". (sic). A colocação referida pelo Blog do Cruz é do outro conhecido blogueiro (Alberto Murray Olímpico), o fato contrasta com o que se conhece de patrocínios a atletas potenciais.

O atleta viajou com passagem cedida das milhagens da noiva e competiu com material alugado dos adversários, Renato Átila Souza da Câmara (ao centro da foto), bateu neste final de semana retrasado, o recorde brasileiro do heptatlo em Praga – República Checa com a marca de 5.753 pts. superando a marca que completaria 29 anos de 5.679 pts. obtida por Paulo Lima em 14 e 15 de fevereiro de 1983. em Dortmund-Alemanha.

O feito contrasta com os números divulgados recentemente na Assembleia da CBAt que aprovou um orçamento de 26 milhões para a temporada, mas que não consegue ainda efetivamente evitar situações como esta. (sic). Quando falamos que os atletas são heróis de si próprios, tem gente achando que é só um modo de falar, mas é muita realidade.

O atleta (que é professor de Educação Física, em Guarulhos/SP e apoiado pela Secretaria de Esportes), teve que pedir dispensa da equipe a qual pertencia, antes de viajar para a Europa. O Heptatlo é uma versão do Decatlo realizado em ambiente fechado e composto de sete provas, em dois dias de disputa. Sessenta metros rasos, Salto em distância, Arremesso de Peso, Salto em Altura, 60m com Barreiras, Salto com Vara e 1.000 metros.

Sempre dá o que falar, quando se sabe que os montantes recebidos dos órgão públicos precisam de destinação e de fiscalização. A epopeia, deste atleta corre na contramão de tudo. Lutou sozinho sem ninguém para, ao menos, assisti-lo. De novo o potencial humano foi além do que poderia.

Este recorde vai ter foto oficial e dirigente abraçado ao atleta?





* "Purpurina, confete e serpentina, pra quem não desanima". Com Beijos!

* Quanto mais perto chegamos dos megaeventos 2014 e 2016, mais escuras são as rotas da fiscalização. Está tudo preparado para fazer destes espetáculos, uma redentora requalificação da nossa economia, mas cujo fundo do bolso atingido será o de todos, até dos que aplaudem a verborreia de um lado só.

* Existe mais do que simplesmente edificar estádios ou inchá-los , há todo um projeto de entorno viário e de apoio de serviços necessários a receber o público da Copa. O público da Copa não é o que vem é o que fica, e o que fica, ninguém sabe quem vai usar e como.

* Tudo está ligado aos mandatos e sua perenidade. O fator democrático só ocorre quando os atentos vigilantes de corredores partem para o cofre aberto do erário. No processo de prestar contas e de produzir frutos esportivos,pouca coisa é feita, a não ser colher das ruas, alguns marginalizados e exibi-los como troféus, quando vencem, se vencerem.

* O que nós teremos de legado serão os preços jogados nas alturas e serviços mal prestados, naquilo que os cidadãos mais necessitam de suas mínimas necessidades.

* Renato Átila Souza da Câmara (foto, ao centro), recordista brasileiros da Heptatlo, graças ao seu esforço e sem apoio da Confederação Brasileira de Atletismo.

Contador