02 março 2010


POR CONTA DA FIFA

"Governo é tudo igual porque mente sobre sua competência. Engole quem paga!". Autor Próximo – Airton Leite de Moraes – alerme@ig.com.br



Algumas frases, acompanhadas do espírito brincalhão e da natural gaiatice dos seus criadores, sejam quais forem, ganham por repetição e simpatia, ares de verdade. Suplantam o engodo contido na sua essência. "Por conta da FIFA" é uma delas. A frase ainda escapa de bocas comuns (e incomuns, igualmente), e embasa a falsa ideia de que a entidade Matrona do Futebol dá a alguém, alguma coisa que este alguém não tenha que pagar para usufruir. A história comprova isto e a atualidade, idem.

A entidade tem notável poder de persuasão econômica, política e social, pelo tanto que soube crescer e fazer render a paixão pela bola. Um brinquedo fácil e divertido, e que pode ser chutado com perfeição. A FIFA estudou e dissecou cada uma das mil facetas que a bola possui, desde sua semelhança com o globo terrestre, até a sua abrangência aglutinadora de povos, passando pela facilidade de fingir-se um chute desprentencioso.

Mas ela não faz isto. Seus chutes são certeiros. Instrumento imbatível de provocação, interferência e de espoliação mundial. O futebol é um dos tantos cupins colocados no emocional das pessoas estejam onde estiverem. Ao alcance de todos que conhecem uma bola ou que a comem. Este grande negócio e competente administração não se estabeleceu por sorte, mas pela grande e aplicada gerência dos seus Senhores.

A economia mundial é como o veio precioso de uma mina. Quando esgotado troca de lugar e deixa um rastro de desolação atrás. O mundo rico está exaurido de tomar de si e de outros na sua porção geográfica. Agora repõe navios ao mar e voltam aos lugares já dantes explorados.

As Copas futuras são novas expedições ao que restou inexplorado, pois os nativos antes assustados são agora comissionados e coniventes!

MEMORIZANDO – http://colunadoairton.blogspot.com



• "Há um canto no meu coração, que lhe canta... e leva!". Amo você!

• Terror na Quinta: O Farrapo "que esteve lá", é o mesmo "que voltou cá". Desta vez foi um sobressalto e um balaio. A realidade, pelo jeito, não dormiu.

• Fim de semestre: O G.E.B. de quem sempre se espera o impossível, tenta ser possível. A aleatoriedade não é planejamento. Sozinha não traça caminhos. A qualidade é fraca e a quantidade... no limite, como a grana.

• O Pelotas contrata? Jorge Bopp tem sido claro nas suas pretensões quanto ao grupo, até a última hora (hoje), ainda foca completar com alguém "mais qualificado". Faz parecer que os cofres tem lastro. Será?

• Lapsos: a precocidade no esporte ou a discussão sobre ela desapareceu das manchetes como parte vinculada à pessoa do atleta. Apenas o futebol, por sua magnitude de mercado a utiliza.

• É tática comercial: Quando um jovem atleta tem algum problema psicológico ou social (surtos), e é promessa de campo e de boa comissão futura, ela é invocada. Aconteceu com Mário Fernandes (Grêmio/POA), e agora atinge Walter (Inter/POA). A precocidade e consequentemente, a falta de experiência vai ser usada como desculpa para não depreciar o produto. Bem assim! Quantos mais existem pelo Rio Grande e no Brasil?

Contador