03 janeiro 2007


FELIZ ANO NOVO: ANO DO PAN-RIO 2007
"Renovar a esperança... que ambigüidade e que falácia!" (Autor Próximo).Airton Leite de Moraes – e-mail:
esports@terra.com.br
O esporte brasileiro de alto nível de rendimento vai tentar demonstrar ao mundo que está habilitado a ser palco de mega eventos internacionais, a partir da ocorrência da realização do "XV Jogos Pan-americanos Rio 2007". Será o primeiro acontecimento de porte do século XXI e contempla os demais esportes diferentes da nossa paixão nacional, o futebol. Este sempre foi um grande sonho de antigos e novos desportistas sejam eles defensores do elitismo ou da inclusão pedagógico-social.
Esta ascensão e esta esperada prova de competência têm dois pilares: o processo diretivo no nosso futebol se tornou pesado e perdeu agilidade – o futebol do Brasil vem sendo consertado mais pela FIFA do que por ações internas – e a cópia melhorada do que se via como ocorrência positiva lá fora, produzida aqui com extremo esforço e trabalho, a partir da Era Nuzman. O esporte antes "amador" quebrou a tradição -ainda atual noutros setores - de seguir importando espelhinhos e miçangas.
Foi o Dr. Carlos Nuzman – contestado ou não - com o seu "feeling" apurado que transformou a verborréia mendicante e repetitiva de "abnegados", mas despreparados desportistas nacionais – de cujo valor histórico jamais se poderá desdenhar, sob pena de se registrar uma das maiores injustiças da administração desportiva nacional – em prática real. Ele rompeu os discursos utópicos e deu início a uma revolução objetiva.
Os Esportes Nacionais Não Preferenciais (ENNP´s), avançaram sob a animação do C.O.B. e a liderança dele. Ainda sem se firmarem em quadra, já haviam revolucionado internamente alguns mastodontes confederativos e remodelado, não apenas os seus organogramas, mas seus métodos gerenciais, antes dúbios, emperrados ou ultrapassados.
Hoje ainda não se percebe o tamanho exato da sua força política, comercial e financeira, mas se sabe o suficiente para notar sua grande influência pessoal junto ao que mais importa: as fontes do poder político.O País não vê muito, mas ele tem o guarda chuva da competência e o melhor dos produtos: o esporte vencedor. Quem quiser... cuide do resto!
MEMORIZANDO -
http://colunadoairton.blogspot.com/

* "A paixão não é feita de falas. É assim que tu me calas!". Beijos muitos!
* O ano passou e segundo Woody Allen – comediante (?) – "o tempo não nos torna mais adultos ou experientes, o tempo nos torna mais velhos".
* Adoro meus amigos e amigas virtuais – não são muitos, mas são importantes – para eles, meu especial abraço e meus agradecimentos. Eles e os meus leitores sabem o motivo e, eu, mais ainda!
* Pelotas não tem um local que seja atualizado e que possa abrigar bons espetáculos. Em boa parte, é uma idéia subjetiva e dominante do quanto "era bom". Ainda que o novo sempre venha, a mesmice não vaza! Dois fatos marcaram o ano esportivo de 2006: a conquista do S.C. Internacional num "torneiozinho" no Japão (risos), e por aqui, a seriedade do trabalho da UCPel no Futsal que lhe rendeu o título da Série Prata e ascensão à Série Ouro do Futsal/RS, além do citadino. Aí estão os responsáveis: jogadores, Com. Técn. e o Magnífico Reitor, em foto/DM/Wilson Lima

Contador