18 agosto 2009







ENTREGANDO A CÉSAR... O QUE É DE CIÉLO
"O novo sempre vence, mas envelhece e nem sempre é sinal de melhora. Só o Poder não muda. Quando acontece, a permissão vem do próprio". (Autor Próximo)
alerme@ig.com.br – Airton Leite de Moraes

O País inteiro mergulhado em crise sem precedentes, no Senado Federal (e fedido), que é o seu maior (?) Cocho (!) Legislativo e a vida... continua. Na Economia ( e na gastança), nas Artes (e nas artimanhas), na Cultura (do apadrinhamento), na Saúde (do depois); Na Justiça (dos amigos nomeados), na Segurança (dos que só cuidam da sua), no Esporte (do circo, contínuo), e a sociedade (dissociada), devidamente manipulada na Mídia.
Na semana anterior foi noticiado o imutável: a delegação brasileira de natação vinda de uma competição mundial foi levar seu ombro ao papagaio de pirata, Lula da Silva. Os atletas foram agradecer? Pelo quê? Quem levou, atendeu algum convite, ordem ou inventou? Os atletas poderiam declinar? E se o fizessem sofreriam represálias? Seria a presunção dos laureados e/ou a bajulação, atos indispensáveis ao esporte?
É em razão disto que se pode notar como o atleta de ponta, após tornar-se vencedor, perde seu tino. É certo que sempre se poderá alegar que não é o seu papel. Ele não se preocupa com o que poderia representar para a coletividade, mas sabe direitinho como ser beneficiário do dinheiro dela. Ele abdica do seu valor e não age para não ser manipulado. Na euforia da vitória anseia acrescentar na sua biografia, uma foto com o "grande".
Independente do que se possa adjetivar ou objetar, no que ele passa a induzir em emoções, pois uma excepcionalidade não se confunde com a maioria, é muito pouco para envolver um povo todo. Para promover o bem comum a seus indivíduos, a Pátria vai além disso. Pois a prática desportiva tem função diferenciada, e não deveria ser opção ditatorial.
A sinopse da história desportiva brasileira tem conteúdo ilustrado pelos Golpes de Estado. Esta marca ainda persiste. É sutil e impede ver a pobreza da mistura "patriotismo e civismo", no atual e hoje, "Mudo Brasil".

MEMORIZANDO -
http://colunadoairton.blogspot.com

* "Até ontem, nem sempre estive ao seu lado. Mas sou feliz de lhe desejar, por outros tantos Domingos: FELIZ ANIVERSÁRIO – Beijos. Amo você!
* O Futebol se confunde com o Esporte. Muda vidas e humores. No sábado, minha intuição e meus desejos conflitavam. Que o futebol deste chão pelotense não seja hoje, igual ao de uma terra... arrasada!
* Em tempo: não ataco atletas. Apenas o mau uso do dinheiro subsidiado pelos impostos de todos, na manipulação dos seus esforços e/ou talentos.
* Mas chamo a atenção da imutabilidade das formas com que se falseiam conceitos, e com as quais se engessa uma Nação, mantida por feudos, pobre em entendimento e apartada de discutir sobre suas reais carências.
* Sobre o influenza H1N1: parece não ter havido ainda, nenhum exacerbo na mídia local. Descontando-se o estrelismo e o politiquês de sempre, não há sinais de leptosPIRAÇÕES. Mas que não se subestime o problema.
* Política Brasiliis: sai "Armação Ilimitada, entra Armação Patrocinada". Aonde foram as vedetes do combate à impunidade? Viajaram com bônus do Senado? Ou perderam-se nas memórias como o tal de Po(L)vo?
* Dilema de gremista apaixonado (sábado, antes): deixo o Mengão presentear a paixão da foto, com vitória no domingo? Peça que faço... ganhe se puder. Risos!

Contador