09 janeiro 2014

CONTRA O RELÓGIO
"O mundo é um susto só. Você é um susto dentro do susto. Seus pares são vítimas e seus cuidados poucos.".  (Autor Próximo) alerme@ig.com.br
         
     As chances de este pequeno comentário conter todas as afirmativas e todo desenrolar do ano esportivo são mínimas. Os fatos canalizados obedecem a um misto de exposição e um máximo de controle. Existem lacunas dentro dos noticiários e elas têm a ver com o modo como tudo acontece neste ano atípico e repetitivo.
     A corrida é contra o relógio e contra o toque-toque das obras e a favor da esquematização das eleições. Elas são unha e carne com o esporte. Dentro de cada esporte, as cartas já foram dadas. Quem foi aclamado e reconduzido está por dentro de tudo. Os que discordaram já estão amargando e comendo o pão que o diabo amassou.
     Os números levantados são padrões diferenciados, pois nunca na história desse País houve tanta exigência, acima e abaixo da Linha do Equador. Interessante é que o Voleibol vitorioso e referencial brasileiro mundial foi dividido em “do” Brasil e o “no” Brasil. Esta é uma crise que se constatada realmente, vai deixar mal muita gente boa ou nem tanto.
     O futebol não vai sair do contexto, apenas se for criticado. Coisa impossível de acontecer porque a maquiagem já se encarregou de alterar os últimos parâmetros possíveis. Dentro do conceito pós-copa, lidaremos com o fato pré-olímpico. Atletas serão os que valem seu peso em ouro. Haverá mescla de treinadores, para aprendizado de ambos.
    Quando o brasileirão chegar todas as principais equipes do tabuleiro nacional, já estarão curtindo seu espaço. A economia de antes será a aplicação do aqui e agora. A Seleção brasileira é uma porteira trancada e para pular o aramado será preciso muito embalo e muito patrocínio. As camisetas serão novas e as articulações, as mesmas de sempre.

*      "No portal do cotidiano há sempre alguém chegando ou voltando”.
*      A cidade ainda se repete em suas intenções de avançar. O tempo é que corre mais do que o esperado.
*      O Gauchão de 2014 já está sendo chamado de “charmoso”. Que houve com os “machões”? Está faltando mulher na presidência do FGF?
*       O noticiário do futebol local está em banho Maria. Um pouco de entusiasmo (contido) entre lobos e xavantes. Vendo de perto, fica tudo esvoaçado e embaçado.
*      O Amazonas e a cidade de Manaus estarão na Copa como vitrine do planeta verde e intocável. Hora dos turistas e autoridades mundiais inspecionarem seus futuros feudos e áreas demarcadas, adrede.
*      Lambança nos orçamentos do Ministério do Esporte permanece. Aldo Rebelo não conseguiu gerir as verbas de alguns projetos ditos importantes. O projeto bolsa-família não saiu de 2013 ainda.
*      As grandes contratações e alguns grandes atletas não estão entusiasmando os torcedores. Apesar disto, as esperanças são grandes. A Copa Libertadores é o atrativo.
*      “Conca” repatriado da China é uma atração do Fluminense, a serviço do Renato Portalupi.




Contador