05 novembro 2006

ESPORTE: ILHA DE EXCELÊNCIA?
"As meninas dos nossos olhos nacionais prostituíram-se!" (Autor Próximo).
Airton Leite de Moraes – e-mail: esports@terra.com.br

O esporte brasileiro, ao que parece, conseguiu sair ileso deste mar de suspeições que atolaram e atolam seguidamente, os mais diversos setores organizacionais públicos ou particulares do País. Existiu ou se aperfeiçoou no setor esportivo, um processo novo. Ainda não entendo o suficiente de como isto foi conseguido, mas posso aceitar que existe gente honesta lá, tanto quanto o fato de que isto é contrário ao histórico nacional e, portanto, merece atenção e exame de todos.
Existem dois modos de fazer isto. No primeiro, com o preconceito de buscar "furos" e pensando que a "cabeça do Gigante" não é esclarecida o suficiente para tirá-lo do "berço esplêndido", em parte ou no todo. No segundo, com o sadio intuito de mostrar e exemplificar, para os demais segmentos, como isto se faz. É preciso ver esta "excelência de controles" de perto. Como espetáculo, bem sugerem. Pode haver decepção, também, se algo não for "visto, ouvido e não sabido". É hora de olhar.
Tudo que cai no colo da sociedade precisa de um bom histórico. A história recente ou anterior não se construiu sem nebulosidades. É preciso lembrar que "passando a limpo" também se borra. Não vejo que se deva fechar os olhos para tal prodígio, já que a emoção – iguaria temperada da mídia – mostra o belo como se fosse anelo. Com ou sem o retorno de Agnelo Queiroz (o ex-Ministro dos Esportes, rejeitado nas urnas).
As declarações governamentais apoiando mega eventos o Pan 2007, em reta final, as Olimpíadas 2016, Copa Mundial de Futebol 2014, etc. passam também por obras de grande porte (construções imponentes de altíssimos recursos, como doze novos estádios), que engrossarão estatísticas de emprego, em poucos lugares, mas com o dinheiro de todos.
Se, por acaso, isto não for suficiente para reinventar um País interessado em saber dos seus destinos, do que inventam como prioridades para ele e com quais objetivos, o que parece bom poderá mudar para ruim.
De algum modo o que está para acontecer tem a ver com o passado. Ver o "agora" é evitar repetições indesejadas. Tomara que se faça!

MEMORIZANDO - http://colunadoairton.blogspot.com/

* "Cá estou revendo fotos, relendo versos. Viagem longa de apenas um passo, como se procurasse a paixão que nunca perdi!" Beijos muitos!
* Sem garantias individuais, o Estado te garante algo importante?
* Rivalidade: onde já houve um "campeão" da Copa RS e gente se gabando de não repetir a "Série A, B ou C", temos uma "Copinha", pode? E desta "Copinha" como dizem hoje os xavantes, eles próprios estão fora.
* Fico feliz que o G. E. Brasil tenha um atleta – Fernando Boetege, usuário de prótese - no Brasileiro de Halterofilismo, 11 e 12/nov/06, em Uberlândia, MG, que é qualificativo à equipe permanente do Comitê Paraolímpico Brasileiro para o Parapanamericano de 2007. Com auxílio do jornalista Sérgio Siqueira, outro pelotense. Boa sorte!
* Com presença nos eventos realizados na Sogipa neste final de semana, como o Grand Prix nacional de Judô e os Campeonatos Brasileiros Caixa de Atletismo Sub-23, onde o atleta Ronaldo Julião, da equipe S. Caetano/SP (na foto), bateu o recorde do Lançamento de Disco com a marca final de 54,43m, o Dr. André Guerreiro é também uma parte pelotense a integrar o Pan 2007. Cada vez mais entrosado e solidificando seus conhecimentos
.

Contador