22 novembro 2009




CORRENDO ATRÁS DA BOLA: DARDO LANÇADO
"Governar é ... a imbecilidade de dar ordens para outros, que desconhecem a sua". (Autor Próximo) alerme@ig.com.br –Airton Leite de Moraes

Os interesses que alimentam o esporte de alto rendimento no Brasil são oferecidos à sociedade brasileira de dia claro e a céu aberto. No entanto, isto não corresponde ao almejado efeito transparência. Ao contrário, impõe-se como algo relacionado à impunidade. Pintam e bordam e nuncanessepaís houve tantos "blindados" em público, ali na vitrine debochando e ordenando que se vá até as urnas. Antigamente, eles afastavam votantes. Hoje, os urutus obrigam.
A clareza expressa é um escárnio. Duas grandes maltas de politiqueiros e de desportistas, ambos adeptos do continuísmo funcional, partilham espaços e loteiam sonhos. O erário banca, eles botam banca. Simplesmente navegam e vagam acima da Lei, e acobertados pelo brilho que jogam sobre si. A nação assiste, eles não explicam e segue tudo como dantes. O Esporte não educa, a Educação não se importa, mente que salva.
Tudo que se vê são os projetos de nomes pomposos e padrinhos, idem; o quanto é fácil ver o dinheiro brotando do nada, levado para o futuro, de onde não será ressarcido, se mal aplicado. O Brasil entra com o dinheiro para a Copa 20!6 e o futebol, com o rateio. A Nação paga o custo e os esportes olímpicos, o grande show da permanência. Expostos aos olhos do mundo, somos guindados à categoria de povo alegre, faceiro e talentoso.
Nada disto é falso. Falsa é a idéia de que estamos prontos e querendo tudo que não nos foi perguntado. Alguns bons índices estatísticos conseguidos sobre penúrias sociais históricas são mostrados espertamente, como erradicação. Blefe estendido aos atletas de alta performance e exceção, exibidos como parte de um projeto esportivo definido, inexistente.
Os donos do poder querem crédito para este futuro que projetam. Quem conhece a história deles, tem direito a ter muitas dúvidas. Eles compram o crédito que precisam na mídia. Quem duvida... é louco!

MEMORIZANDO - http://colunadoairton.blogspot.com/

* "Sua memória é minha geleia. Eu passo e... como". Beijos. Amo você!
* O Bento Freitas será o pátio dos milagres, hoje de noite. Haja reza!
* Agora você já sabe que a mão de Deus "é francesa, sem dúvida". O arranjo para conquistar uma vaga à Copa do Mundo da África do Sul é uma vergonha. E talvez explique ou complique, boa parte da recente história que envolveu Brasil Teixeira x França Nike.
* A absurda violência do trânsito e o mercado de produtos falsificados são semeaduras da desesperança nacional. Uma vergonha que só perde para o descaso governamental à Lei Eleitoral e à livre informação, onde a Imprensa é demonizada o tempo todo. Só vale aplaudir!
* Com uma empresa brasileira patrocinando oficialmente um evento Fifa é bem mais fácil interferir numa Lei Tupiniquim e distribuir bebida nos estádios.
* Para a Copa 20!4, as bebida$ nos estádios serão para o bem do Povo. Enquanto i$$o, a vergonha na cara dos cooptado$ aproveitará para tomar todas e esvaziar as bol$as futura$.
* Thierry Henry já deu seu abaninho francês para nos AFIFAR de novo em 20!0! O galinho já não cora mais!

Contador