02 março 2013


ANTES, AGORA E DEPOIS
“O Consumo é a Lei. Comprar é a baderna. As outras opções, os atravessadores nos tomam”. (Autor Próximo) alerme@ig.com.br
          
     Quem se interessa pelos eventos mundiais previstos para este ano e para 2014 e 2016 não pode deixar de observar o antes, o agora e o depois. Antes foi a alegria e o baratinado júbilo de algumas pessoas que foram falar pelo Brasil, como se donos dele fossem. No recreio de algum colégio de adolescentes seriam chamados de bobos alegres, com toda a justiça. Fazer festa com o chapéu alheio deu no que deu. Fomos ao Exterior, para crescimento e vender a idéia de que somos um País de ouro.
    Agora estamos correndo para fingir que a Copa das Confederações, o Mundial de Seleções e os Jogos Olímpicos de 2016 salvarão o Brasil fazendo dele, uma nova potência mundial de Esportes. A alegria do brasileiro e a comoção esportiva têm todo um contexto de unir o esporte à euforia de ser patriota, de levar na boa tudo que de ruim vem do Governo e de seus camaradas de porre. Tribunais de Contas, Advocacia Geral da União e o Ministério Público tentam disciplinar ou coibir a farra.
     Depois, os cidadãos brasileiros ficarão sós. Há quem diga que este depois valerá totalmente à pena. Não é difícil saber que as obras previstas para o entorno dos novos estádios só ocorrerão nas cidades sedes. Serão benefícios (?) localizados e pagos por todo o povo seja de onde for. Nunca houve (pelo ineditismo), algo de tamanha grandiosidade para que a sociedade seja tão engambelada. O fato é que pagaremos caro e muito.
   A FIFA e o COI mexeram e mexerão com vários ordenamentos legais internos e conseguiram uma vacância legal para terem somente lucro. Prejuízos e o não atingimento de metas serão complementados pelo Governo Federal, aquele mesmo que você só lembra quando está na fila do SUS, quando é assaltado e quando tem que pegar seu ônibus diário.
    A linguagem dos milhões também serve à politicagem. Não duvide!


*      "És a copa da árvore e o meu coração é talhado no tronco”. Com beijos
*      No futebol pelotense, de primeiro e segundo escalão, uma entrevista virou entrevero. O tempo passa e as vaidades e certas convicções permanecem. Nada que uma oração de vestiário não resolva. Risos.
*      No trânsito da cidade, os condutores estacionam quando recebem uma mensagem de celular. Seria ótimo, se não fosse... Em fila dupla.
*      No dia dez de março, (próximo domingo), haverá uma corrida em homenagem às mulheres, na Av. Bento Gonçalves. Comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Nos demais dias, a Lei Maria da Penha que as ampare: os maus tratos continuam.
*      “Do papo, por papo: do árbitro e do jogo, as falhas lembram.”
*      Pelotas vai investir no aeroporto e na rota Pelotas-Campinas?
*      Foi um duro golpe para a torcida corintiana a pena aplicada pela Comebol. Valeu pelo ineditismo, aqui no Brasil. Mas a entidade é a realizadora de uma competição violenta onde as normas de jogo não são aplicadas corretamente.
*       O estádio Mané Garrincha vai ser o rei dos elefantes brancos. Ou então, vai render espetáculos que não serão do alcance o povo. As cortesias quando houver serão em época de eleições e para confrades políticos. Quanto mais melhor!

Contador