04 março 2007

ESPORTE DE TODOS EM TODAS AS IDADES
"Carência e prepotência não têm idade, só repetições!". (Autor Próximo).
Airton Leite de Moraes – e-mail:
esports@terra.com.br

"A imagem de vovós fazendo crochê e cochilando no sofá da sala não existe para quem tem paixão por esporte. Pelo menos essa é a opinião de Zwinglio Wey Moreira, 63 anos, jogador de vôlei e basquete do time de Piracicaba e professor de educação física aposentado da Universidade de Campinas (Unicamp)." Eu é que não vou envelhecer e ficar dependendo dos outros ", diz. Assim como ele, é cada vez maior o número de idosos que não abandonam o esporte, mesmo com a chegada da velhice".
O tópico acima é intróito para o texto "Esporte para a Vida Toda" escrito por Renata Menezes, no site
http://www.e-pauta.com.br/especiais-velho.html e nos arremete para uma dimensão atualizada da prática esportiva, onde o esporte tem um lugar garantido numa expectativa direta de saúde. Passando pela qualificação da vida, no aspecto de que um bom hábito adquirido na juventude, arrasta consigo pretensões de manutenção daquela. É o movimento regulado que prossegue tentando manter o corpo.
Ainda que haja uma limitação natural e física neste processo - resultante da falência da arquitetura vital – a sensação de poder controlar e manter a vida nos moldes anteriores, adiciona ao conjunto psíquico dos indivíduos, fortes componentes de superação e autocontrole. Se acontecer com uma leitura correta das necessidades, com bom acompanhamento das conveniências e com liberdade de escolha, o ciclo se fecha com perfeição.
O esporte que hoje se propaga é um misto de indução, um tanto de provocação e muito de promoção. Incentivado em grande escala, escapa a cada um dos usuários que, às vezes, o benefício imediato é a sua boa saúde, muito antes de ser apenas modismo. O somatório disto deveria ser racionalmente um caso de saúde pública, como parte de uma coletividade.
O esporte que pode e deve ser ofertado à maioria, não cabe unicamente no topo da pirâmide da seletividade, mas em vários dos seus múltiplos usos e na especificidade que, científica e coletivamente, couber.
Há um compromisso de qualificação de vida na Carta Brasileira e passa por oportunizar este direito, em todas as idades. Deveria ser sério!


MEMORIZANDO -
http://colunadoairton.blogspot.com

* "A pele desnuda, desejos na alma e poemas de Neruda!". Beijos Muitos!
* No sábado, eu não tinha boa impressão sobre o resultado de ontem, no lado Xavante. Acredito que o futuro ainda está indefinido e sombrio!
* O atual campeão pan-americano de simples, o ex-capitão do Brasil na Davis Fernando Meligeni não poupou críticas ao Comitê Organizador do Pan (Co-Rio) pela escolha do Clube Marapendi como sede do tênis no Pan do Rio. Para ele, a modalidade, como outros esportes, precisava ter um legado. "O Marapendi terá instalações temporárias. O tênis carioca está pedindo um lugar para treinar há muito tempo e não terá".
* "Além disso, as quadras de treino têm um problema de orientação do sol. Ficarei perplexo se a Federação Internacional de Tênis (ITF) permitir os treinamentos lá", disse o ex-tenista.
* Operários que trabalham na construção do Estádio João Havelange realizaram um protesto nas imediações do complexo esportivo na 6ª feira. O estádio é uma das instalações construídas para a disputa dos Jogos Pan-Americanos. Eles reivindicam melhores condições de trabalho e aumento salarial.
* Uma nova opção para aquisição de medicamentos e perfumaria é na "FARMASTER" na rua Gen. Osório, 1263, quase esquina P. Martins, na Cohabpel, sob o comando da farmacêutica Renata M. Gomes (foto), abriu hoje. Vale a pena conferir!

Contador