25 março 2007




O CORPO HUMANO QUE O ESPORTE PRECISA É LÚDICO!
"Ministério Brasil: nada a resolver. A "Temmer", tudo!". (Autor Próximo).
Airton Leite de Moraes – e-mail: esports@terra.com.br

Na minha conceituação o nosso corpo é um "templo físico". Está inserido na matéria através de partes perfeitamente identificáveis – musculatura, estrutura óssea, urina, sangue fezes, hormônios, etc., mas se encarta também na imaterialidade (emoções, (in)sanidade, criatividade e ludicidade), etc. É uma questão histórica que por tradição – perversamente ou não – a Educação e a Cultura resolveram simplificar, dando-lhe um caráter apenas de "albergue da mente", dividindo o indivisível.
Esta diferenciação da mente deu a ela essencialidade e desprezou a unicidade corporal. Fato burro, cômodo ou seja lá o que for, deu ao corpo uma identidade falsa de objeto tratável pelo seu conteúdo e contorno, onde só se podia trabalhar o seu fortalecimento concreto. Espáduas fortes, partes ágeis, movimentação racional como utilitários de trabalhos mecanizados, de movimentação mensuráveis em distância e força. Para lutar contra este dualismo, alguns educadores buscaram alternativas.
Eles cansaram de ver o jogo como coisa fútil e desnecessária. Foram resgatar o "ludismo" para demonstrar que o indivíduo podia ter seu aprendizado fora do mecanicismo ou da soberba da Educação tradicional. Assim é que, hoje, se pode perfeitamente perceber – a L.D.B. da Educação manda – que todo o conjunto de práticas de Arte, Musica, Jogos e Brincadeiras estejam presentes como objeto de formação do conhecimento.
Ofertado como componente curricular e parte reconhecida do prazeroso ato de aprender, o lúdico deixa de ser frivolidade e passa a ser uma "autorização" de autoconhecimento. Isto não impede o movimento do corpo e sua probabilidade de se moldar ou competir. Ao contrário, empresta-lhe clareza no ato de escolher este ou aquele caminho social.
De qualquer forma, o individuo aprende com os herdados de sua convivência tradicional e nestes, e com estes, interage. A história que recebe é a igual à realidade que transforma, qualifica e na qual se inclui.O esporte nacional não deve prescindir disto e nem trilhar o caminho inverso. Esporte de Rendimento não pode cultuar esquecimentos!

* "O primeiro raio de sol divide teu corpo e a minha noite". Beijos Muitos!
* O brasiliense César Castro, de 22 anos, é o primeiro atleta brasileiro a se classificar para Pequim 2008. Classificou-se na sexta-feira, dia 23, com o 8º lugar na prova de trampolim 3 metros, em S. Ornamentais, no Camp. Mundial de Esportes Aquáticos, em Melbourne, Austrália. O futebol brasileiro também já está em Pequim 2008.Assim como toda a equipe de desportos aquáticos, César Castro viajou para Melbourne apoiado pelos recursos da Lei Agnelo/Piva. Pan Rio 2007: Faltam 109 dias Fonte: COB/BR.
* O falecimento do ex-prof. Orocindo (Caroço) Azevedo deixou-me consternado. Ao tempo em que estive
diretor de Lazer da extinta Fundapel, ele foi de extrema valia e competência. Era cumpridor dos seus deveres e muito benquisto por todos os que tiveram o privilégio de conviver com ele. Minhas condolências, aos familiares!
* No Far-pel, a motivação local do Farrapo sempre funciona como um "plus". Terá sido suficiente?
* A coragem de Humberto Santo e do Dr. André Guerreiro precisa ser reconhecida. Vieram para o sacrifício e mantêm a esperança de todos. No campo, Rodrigo e Millar são seriedade e transpiração puras. Com mais uma vitória, o sufoco vira alívio!
* Torcedores Xavantes apaixonados como o amigo "Aranha" (foto), torcem e esperam que o andar de baixo não vire alojamento. Risos!


Contador