06 fevereiro 2011




PREPARAÇÃO NO ESPORTE, NA POLÍTICA E NA VIDA

"O Brasil é o melhor lugar do mundo. Enquanto você se ufana, os estranhos e os nativos lhe afanam". (Autor Próximo) – alerme@ig.com.br



A última vez que lembramos de preparação foi por ocasião das últimas eleições. Era de nosso interesse saber se a atual PresiDilma estaria ou não preparada para assumir o(a) cargo(a). A mistura de assuntos de esporte e de política tem a sua pertinência. Gerir a Nação e gastar dinheiro na pré-economia herdada eram compromissos a considerar-se. Ocorreu, no entanto, que percebemos não haver nada que referenciasse tal preocupação. Um voto, sequer corresponderia à realidade de uma única mídia bem paga.

A conclusão: ninguém nasce preparado para nada e o único motivo para que alguém assuma o maior degrau de poder possível é sua própria noção de megalomania. Acontece no Esporte, acontece na Política, nos Clubes e nos Dirigentes, de igual forma como se espalha entre Torcedores e Atletas. Eles capturam delírios de grandeza e acabam sendo uma extensão de tudo.

Independe de gênero, de raça ou classe econômica. Outras fobias possíveis e discriminadoras são apenas agregadas nesta despreparada, mas importante conduta homogeneizada, que em nada concorre para justificar o que se pede de "preparação" para gerenciar vidas coletivas ou individualizadas. Ser o melhor, o mais poderoso e o mais imbecil é igual.

Isto nos ocorreu pelas cenas vistas na TV envolvendo Corinthians, seus torcedores, atletas, dirigentes e a cobertura da imprensa, todos "desclassificados" ou despreparados. Estavam ali apenas a demência de todos elevada (ou rebaixada), ao quadrado e a falta de preparação. A grandeza (?), de uns e outros, apenas os contagiou ao invés de prepará-los.

Impossível separar "gordos" despreparados fisicamente, de repórteres aderentes ou de torcedores que realmente acreditam que o Poder do seu clube é seu também. Ninguém se prepara além do delírio que acha precisar.

Para presenciar e opinar sobre o que veio na tela, muito menos!






* Os corações de homens e mulheres, ao alcance de seus talheres. Beijos!

* O futebol pelotense tem níveis. Em cada um, grandes sonhos. Uns possíveis e outros que sobreviverão de delírios também.

* No Blog do Cruz/UOL leu-se que o lado bom do aumento do patrocínio da Caixa ao Paraolimpismo (R$ 1.000.000,00, a mais), é possibilitar melhorar as conquistas dos últimos anos e recompensar esforço até aqui. De negativo, o mesmo vício dos demais esportes: não há investimentos quantificados na base escolar.

* A Caixa também não exemplifica e nem referencia outras mega-empresas, ao não melhorar o acesso de Portadores de Necessidades Especiais aos seus serviços em suas agências, seja por espaço físico, equipamentos ou tecnologias diferenciadas.

* Aqui, no Passo da Micaela e na Toca da Onça houve a festa do futebol colonial pelotense. Futebol para um dia todo, como convém, apontou vários campeões.

* A "XXII Supermaratona da Cidade de Rio Grande – 50 km" será dia 27/02/2011. O corredor pelotense Schumacher vai representar e bem, a seus patrocinadores pelotenses. Na minha idade sedentária e tartarugante já me valeria o jantar das massas, no dia anterior. Risos! Ao lado a mascote Zip sugerido por Jullyane G. Fonseca, 13 anos de idade, turma 72 da Escola Emílio Luiz Mallet. A arte é de Lord Lobo. A prova aparece como permitida na CBAt.







Contador