09 janeiro 2011








O ESPORTE PODE: DANEM-SE

"Na fila do SUS haverá sempre um morto a caminho do estrelato. Câmeras, Políticos e Discursos, idem!". (Autor Próximo) – alerme@ig.com.br  


A força do esporte pode ser medida por sua capacidade de alterar ou de adaptar-se às contingências de sua época. É um retrato do tempo vivido por todos, a partir do que ele permitiu à sociedade. O modo como surgiu o desafio, o regulamento, o respeito e a divulgação dele como vínculo base à disputa, etc. O esporte é atividade e nisto não faz distinção de atores. Agentes diretos são atletas e dirigentes. Os indiretos são todos que se vinculam, seja olhando ou partilhando suas emoções.

O desconforto que sentimos é perceber que atualmente a força esportiva possui muito maior poder de alterar a realidade e que isto não significa melhorar o mundo, muito menos respeitar o próprio sentido do Esporte. Em discurso, os fatos justificados e futuros são liberados como motivo de interação, mas na prática são objetos de dominação.

Somos objetos globalizados compulsórios, enquanto gente. Neste tempo todo nem se consegue dizer que colonizador bom é invasor morto. Valeria apenas para tempos anteriores, não fosse o Esporte igual à sociedade, onde as secretas têm mais longevidade e, também, porque sempre houve um nativo para vender sua alma e livrar-se de seus conflitos locais indigestos.

O esporte é uma camisa de força aplicada por decisão comentada entre poucos, mas que tem como novidade o fato de contar hoje, como estratégia, com o alarde de que é sim, uma sociedade secreta. Ou seja: não lhes interessa o que inventamos, resignem-se e cooperem, ou caiam fora.

O COI é parte deste triunfo, ele mantém seu poder e sua capacidade de, a exemplo da Fifa, ditar normas para outrem sem disparar um único tiro. O esporte, eles dizem é o mesmo de antes (doping, desmandos, resultados arranjados, etc.), por culpa das pessoas, nunca de suas entidades.

No Brasil mentem sobre nossas mazelas e consagram- se até 20!6.




* O grande assunto da semana foi Ri... naldinho. Foi, mas como mico do ano é o primeiro título do novo Odone. Só falta o Liverpool do Uruguai fazer cerveja da nossa Pré-Toiota 2011. O Grêmio/POA já deveria saber a diferença entre foco e flash, exemplo local não lhe falta. Ainda bem que somos imparciais. Risos!

* Enquanto 20!14 e 20!6 não chegam o Governo do aqui e de alhures usa o poder e a diversidade da opinião democrática, para impor conceitos e ranços pessoais. Reinventando impostos e preparando a venda de serviços públicos.

* O Correio brasileiro é o estorvo que a independente PresiDilma está prestes a se livrar. Concursos e nomeações estão suspensos. Os atrasos de remessa e a insatisfação do consumidor, já estão fritando e desmoralizando o serviço, antes confiável, para justificar o que virá por aí.

* O Blog do Cruz no UOL fechou 1.000.000 de acessos, em 11 meses. Motivo de satisfação e cumprimentos da nossa coluna. Não foi por acaso que o logo tridimensional de 20!6 repercutiu no seu blog e deu azia na parte deslumbrada da mídia e do governo Nuzman/Ri.Texeira, tão paralelo que parece oficial, saiu-se a explicar, coisa que detesta!

* A Coca garante o Gauchão 2011. Agora só falta o pãozinho com semente de Papoula para voltar a ser tudo como dantes. Mico já tem!



































Contador