19 novembro 2007



OS GRANDES INTERESSES DO ESPORTE
"Energia de fins pacíficos, para homens ensandecidos". (Autor Próximo)
Airton Leite de Moraes – e-mail:
esports@terra.com.br

A semana passada foi pródiga em demonstrar que os "grandes interesses" do Esporte (GIN's ou Grande Porre), continuam para muito além do que se esperaria, e do que se pudesse conhecer ou conceituar da atividade. Sabemos agora que os GIN's são mais do que um jingle que deu certo. São ações concretas que atacam e também decretam. Sabemos que não são formados por abstrações e, embora não conheçamos o rosto principal deles, existem caricaturas que os sustentam e os apóiam.
Elas aparecem e desaparecem ao sabor das conveniências. Estas, tanto podem estar na política, na economia ou simplesmente numa reunião de quadrilha. Podem pertencer a vários ramos coletivos não declarados e geridos por um abjeto e restrito grupo. A rigor não existe um único responsável, mas sabidamente, há um mar de agitadores, de arautos e muitos irresponsáveis. Eles elegem a hora, o local, e de que forma desfilarão os "grandes interesses" do Esporte, e lhes dão ares de seriedade.
Gigantescos aparatos são montados pelos que tentam proteger as atividades humanas, sejam elas quais forem. E aí, bastam alguns Gin's para que tudo isto acabe por ser uma pilhéria. Entidades poderosas atuam à montante e à jusante deste agitadíssimo e poluído mar. Lançam redes, mas não pescam outra coisa do que espólios próprios, previamente ali lançados. São mentores de tudo. Eles são a própria sujeira que ali produzem e lavam.
Grandes eventos, grandes controladores; seus agentes diretos (profissionais legítimos ou falsificados), e participantes indiretos (da estrutura interna ou externa), são vítimas destes GIN's. Foram tomados em algum lugar do passado, embora se repitam e se reproduzam no presente.
Grandes interesses e escusos poderes, cada vez mais camuflados na intenção, mas petulantes nos seus discursos e na exposição dos seus aríetes. Eles galgam altos postos, enraízam-se e atuam longe de qualquer pudor ou ética. Privilegiam a si próprios e, o pior: enganam a maioria.
A Copa de 2014 tem o estigma de iniciar com algo estranho: O Tribunal de Contas da União analisando os gastos em tempo real. É dose!


· MEMORIZANDO - http://colunadoairton.blogspot.com

· "Usei dois pesos, duas medidas e acabei em despedidas". Beijos Muitos!
· Foi domingo especial ontem: a volta do Cruzeiro no Brasil. Nem sempre tudo dá tão errado que siga certo.
· A quem interessa este interregno no Campeonato Brasileiro 2007 da Série A? Quem respondeu: "À Televisão", acertou! Mas pode ser bem mais do que isto. Veremos em único canal e desconfiaremos por outro. Risos!
· Ao contrário do alardeado, Ricardo Teixeira não substituirá Renan Calheiros na presidência do Senado. Ele apenas furou a bola para evitar que saísse o jogo das CPI's - que nunca tem boa arbitragem - e que pudesse quebrar os telhados da CBF, no jogo da Máfia Russa contra um combinado do Corinthians. As sedes são próximas e afins e, em ano de eleições, não se gasta em supérfluos. Os vidros são caros e chovem "pedintes" demais.
· Mercado do futebol: os atletas brasileiros transferidos ao Exterior no ano de 2002 totalizaram 665 jogadores. Em 2007, até sábado, 1045 futebolistas tinham saído. Um aumento significativo de 57,14% em relação, ao primeiro ano computado. Este negócio recolhe imposto? Ou será que continua dando "migué" em tudo?Este furdunço da CBDA, doping e Rebeca Gusmão tem trova demais. Tem "caldinho" fora d'água e muita "marola" em balcão de lancheria.

Contador