19 novembro 2006

O ESPORTE ESTÁ NA TV
"Se um valor mais alto se alevanta, o povo alcança?" (Autor Próximo).
Airton Leite de Moraes – e-mail:
esports@terra.com.br

Uma verdadeira revolução está acontecendo no esporte do país e no mundo e suas futuras conseqüências não são suficientemente medidas. O esporte que já era produto mundial, bem antes de nos aventurarmos a falar dele na TV brasileira, agora é por intermédio dela, apenas um condutor de negócios e/ou facilidades. O esporte já foi denunciado como parte do "panis et circenses" não sendo, portanto, o único início, meio e fim de todas as virtudes humanas. O esporte tem vícios e erros crassos.
Vários conceitos de sua caracterização eram herméticos, preconceituosos e baseados em poder e dominação. Pierre Fredi, o Barão de Coubertin concordava que os jogos não eram para mulheres. O estereótipo narcisista e a saúde perfeita exigida do atleta para competir apropriavam-se da dignidade pessoal dos indivíduos desconsiderando a sua psique e o direito de estabelecer seus desafios identificados. Só podia ser e ter esportes quem a ordem permitia. Poder este, demarcado em si próprio.
Outra vez se estabelecem novos critérios para o esporte envolvendo o que seria louvável: o progresso do pensamento humano, o crescimento do aparato tecnológico, a concessão de direito à prática (?) para Pessoa com Necessidades Especiais Físicas Não Sensoriais (PNEFNS), - classificação que não ressalta limitações, mas o princípio da alteridade. E tudo isto surge como produto novo. Com grife e jingle.
Há que se buscar entender como se faz para seguir pensando o esporte do homem e da mulher, em todas as idades, de tal sorte que se perceba a nova e intransigente dominação que está homogeneizando-o sob holofotes comerciais. A qualificação das pessoas não está mais protegida pelo conceito esportivo, pois este é um produto de lucro.
Questões como limite de tecnologia: homem ou andróide; Próteses e quimioterapias; como defender a saúde no esporte, se ele é radical ao impor risco de morte, à luz das câmeras? O que será doping?Todas estas questões não analisadas são coloridas artificialmente, com muita purpurina, gerando verdades boazinhas e idéias de mentirinha!

MEMORIZANDO - http://colunadoairton.blogspot.com
* "Meu choro será longo, muito além do meu assombro!" Beijos muitos!
* A equipe de Futsal da UCPel já na série Ouro do Futsal/RS/07 é digna de elogios. Trabalho bem feito que devolve à cidade, o patamar de outros anos. Falta consolidar. Parabéns!
* O insucesso final das meninas do voleibol diante da Rússia no Mundial do Japão, com relação ao título, não é motivo de exagero. A renovação e alguns problemas de lesão, no início, quebraram um pouco do que seria a tranqüilidade do grupo. No Voleibol, masculino o Brasil é a equipe a ser batida. Difícil segurar a onda, mas não é impossível.
* A reestréia de Guga Kuerten aconteceu do jeito que acho que será daqui para frente: corrida de caranguejo, em balde emborcado. Sem chegada!
* A cidade já descansa do Futebol perdido em 2006, mas no sábado alguns ainda viviam de "secação". O "Xavante", quase morto, se recusava a deitar!Os Jogos Sul-americanos se encerraram neste domingo, dia 19, quando o Brasil ainda teve a participação da campeã mundial Natália Falavigna (foto) e a esperança de mais medalhas de ouro no taekwondo. Segundo o COB, o esporte evoluiu muito. Sin Chun Pan, técnico sul-coreano, junto com Mauro Hideke Fujyama e Fernando Madureira são responsáveis pelo sucesso.

Contador