17 março 2012



SEM GLÚTEOS E SEM GUTIERREZ

"Na queda de braço entre Governo, Fifa e as construtoras, quem quebra o pulso é o povo, como sempre". (Autor Próximo) alerme@ig.com.br  



Fica cada vez mais evidente que tem muito cacique para poucos índios e, o pior, saíram todos a caçar, sabe-se lá como. Os organismos que deveriam coordenar, explicar e atuar diretamente em todos os níveis dos megaeventos de 2014 e 2016 são extremamente fracos nas suas ações, conclusões e reações. Os políticos parecem agir à sombra do ano eleitoral, sem uma definição ou entendimento das questões reais dos projetos.

Uma lambancinha respeitável é esta que envolve a construtora Andrade Gutierrez, Internacional, as obras do Beira-rio, Governo do Estado e Prefeitura de Porto Alegre. Tudo pode ser explicado e os envolvidos até tentam, mas é notório e real que a obra está atrasada (parada), há mais de oito meses. Do desrespeito, às pressões todos já sabem. O que não se sabe é o motivo real, provavelmente escondido e cheio de mistérios.

Nós acreditamos que a empreiteira tentou mamar nas tetas do Estado e comprometer outros beneméritos na marra. Se não foi tudo isso, deve ter sido quase. O Clube jamais imaginava que haveria tantos problemas acumulados na negociação, tendo em vista que até o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo e a própria presidenta Dilma fingiram dar ordens no quesito.

O fato é que na quinta-feira à noite, as partes evitavam assumir publicamente que estava tudo ou algo, parcialmente, resolvido. Este episódio mostra que a guerra de poderes está apenas começando e, talvez, não cesse antes de outubro deste ano. Embolou o meio de campo na seara política e os compromissos assumidos estão sendo questionados.

Há muito que esperar do encontro entre o Palácio do Plano e a presidência da Fifa. Joseph vai tentar dizer a mesma coisa que Jèrome, diretamente à presidenta Dilma. A Lei da Copa sairá da cozinha, é claro.

Mas desta vez, e com certeza não haverá chute no traseiro de ninguém!




* "Dos meus amores, ao circo dos horrores". Tudo com Beijos!

* A paz tem muitos autores, a violência muitos atores. O esporte, quem diria também se adapta ao radicalismo e à barbárie. Em sociedade, como na Tv, tudo se copia. As crianças já estão chegando lá, mas tem gente que jura que estão protegidas.

* O futebol da terra tem dois níveis, ninguém está a salvo de nada. É muito cedo para soltar foguetes. Até quinta-feira não havia caído nenhum técnico, mas já tinha gente se candidatando. Numa dessas cola!

* Especialista em inglês caiu de pau na página da Embratur referente à apresentação do Brasil como sede da Copa e das Olimpíadas. Diz que os erros de tradução do português para a língua inglesa, no site, tem enganos incríveis e alguns são até grosseiros. O site é bom e a tradução um desastre. Imaginem, onde os erros de planejamento não aparecem, a tragédia e as demoras que poderão advir.

* A renúncia de Ricardo Teixeira, do modo como se apresentou, é garantia de que as gavetas não serão remexidas. Os presidentes de federação na falta do que fazer até 2015, já estão inventando fórmulas e ligas. O ex-presidente do Flamengo, Márcio Braga, anda puxando a troupe. Parece piada, logo vão propor Eurico Miranda como tesoureiro da entidade. Ricardo se garante até 2015, de novos escândalos e denúncias?

* Mário Vinicius Hilário Lourenço da Silva (foto), humilde e vencedor é candidato a ser finalista em Londres. Ele foi ouro saltando duas vezes 8,23m, em distância, em Istambul, na Turquia, no mundial indoor. É outro herói de si mesmo. Parabéns!

Contador