09 setembro 2007


ESPORTE: A QUEM INTERESSAR POSSA.
"Organização social: circo antigo e palhaços sem risadas!" (Autor Próximo)
Airton Leite de Moraes – e-mail:
esports@terra.com.br

O Esporte possui um conjunto de características que o faz, a um só tempo, agente e resultado, identidade e funcionalidade, movimento e entrosamento. Celebra uma função de vida e, ainda, aponta para um caminho profissional e rentável. É um objeto cuja mistura de vários outros componentes e possibilidades - tais como saúde, relacionamento, entendimento e sua ocorrência lúdica e prazerosa - o leva à emoção, à educação e, lamentavelmente, à exploração. É um comércio de base móvel.
A associação emocional dos atletas e do público o torna um atraente espaço pra a proliferação das melhores e das piores intenções. Quando o espaço entre o Poder (sempre manipulador), e a iniciativa privada (sócia inconfessa do Poder), não são definidos, muitas coisas ruins são priorizadas. A principal é a naturalidade da relação de política e politicagem, e a desculpa onipresente da função social. Esta é uma farsa importante, que deságua e se oculta na atividade comercial.
Antigamente, a ausência do Estado em alguns serviços como o esporte e o lazer da população, além do Turismo, deixou a criminalidade como seus "promotores". O carnaval do Rio é um caso clássico, mantido pelo jogo do bicho que originou como filhote, o turismo sexual. No Esporte, visto apenas com olhos de futebol, o poder era entregue à cartolagem. O Estado fazendo "olho-branco" e se aproveitando.
Nos dias atuais, o Governo terceirizou estas ações, até onde o confete cai e a foto campeã vale voto. É agente direto, amealhando e distribuindo recursos, que vêm dos impostos, mas se omite no principal: no controle dos novos poderes, montados e mantidos à sombra do erário. Os objetivos desta desatenção apontam para erros iguais aos do passado.
É fácil perceber que o Governo está embretado. Perde espaço deixando de respaldar o que lhe propõe estes emergentes e recrudescentes. Ao abraçar a causa perde o controle do cofre. O pior é que gosta e permite.
Enquanto isto, no Sul, poucos dos nossos políticos questionam sobre o que sai daqui e não volta. Para o sopão, só garfo é muito disputado!

· MEMORIZANDO -
http://colunadoairton.blogspot.com

· "Do sorriso ao encontro, lá se vai outro tanto". Beijos muitos!
· Festa de aniversário do GEB teve chope sem espuma. São José não bebe! Ontem o Lobão andava pela floresta, cheio de cautelas. Será que o clima seco prejudicou?
· Há uma semana atrás o Brasil tinha 102 atletas já garantidos para Pequim 2008. São onze as modalidades, além da ginástica artística, as classificadas para Pequim: futebol (masculino), handebol (masculino e feminino), hipismo (adestramento, concurso completo de equitação e saltos), natação, saltos ornamentais (masculino), pentatlo moderno (feminino), tiro esportivo e vela.
· O Técnico de Daiane dos Santos falou o que eu já intuíra: a lesão realmente não vai possibilitar novas conquistas. Suportou tudo que poderia suportar, às vésperas Pan 2007. Será um milagre, se conseguir quebrar este vaticínio de razões técnicas. Jade Barbosa, paulista, já é uma afirmação. À Daiane, meu eterno respeito.Arbitragem na mídia. Desta vez a CBF resolveu encarar que as punições aos berros à beira do campo não corrigiriam o que já se percebia: a qualidade havia caído. A profissionalização da arbitragem - tímida ou quase nada discutida - é medo de perder o controle? Sobre o quê? Ou a culpa é da árbitra (foto), Ana Paula?

Contador