01 fevereiro 2014

ESCOLINHAS DA VIGARICE
"Olhos nas costas, pés ligeiros e mãos cobertas por calos, este é o retrato dos enganados de sempre".  (Autor Próximo) alerme@ig.com.br
         
     Uma reportagem da televisão mostrou na semana passada, o quanto os jovens e as crianças de poucas posses são enganadas. O sonho de se tornar um jogador de futebol, de um grande clube ou de qualquer um, faz com que sejam exploradas. Eles e suas famílias. É o sonho de frequentar uma escolinha e depois disparar pessoalmente na sua carreira futebolística.
     Um  verdadeiro crime, tal a combinação de fatores que levam à exploração financeira. As facilidades e as conveniências legais estão no conjunto desta malha de exploração infantil. É de ficar estupefato, diante de tamanha frieza, ao usar sonhos de vida de outrem, para se locupletar. A boa fé dos humildes que buscam ser boleiros são armadilhas bem montadas.
     Gravíssimas são as lacunas e as facilidades encontradas nas próprias leis e regulamentos envolvidos. Há de tudo um pouco. Os clubes que costumam receber atletas, das disposições e ocorrências regulamentares, que passam por normas e "oficialização" de Federações, Confederações e até da FIFA. As facilidades são tantas que qualquer pessoa pode ser um agente.
     As promessas ofertadas estão mais para trabalho escravo e cárceres privados do que para os objetivos de cada parte. Uma máfia de tráfico de pessoas e de mal tratos. Condições subumanas e alojamentos deprimentes, falta de higiene total, alimentação sem a limpeza necessárias e a saúde sendo feita por assinatura médica, sem atendimento adequado.
    Boa parte dos agenciadores e criminosos são conhecidos. São presos pagam fiança e voltam ao mesmo trabalho (?). Os aliciados ou não, passam fome e são direcionados a vários lugares. Se forem bons, os cretinos pedem mais dinheiro e fazem novas promessas. sem garantias. A farra de sonhos sonegados continua, mas os agentes da bola não se tocam e nem querem!


*     "Um vagalhão sobre a certeza e um mar de ilusões diluvianas”.
*      No futebol pelotense a dupla Bra-Pel está no seu limite de tolerância para os lados da Avenida e na Baixada, a hora ainda não chegou.
*     O clima muda, mas a mal educada conduta de certos motoristas de veículos, não se altera. Curiosamente, na chuva, recrudesce.
*      Dá nojo ouvir e ver as entrevistas dadas pelas autoridades, sempre que alguma coisa vem a público. Falam como donos de um conhecimento que não têm e não assumem (nunca), a parte de culpa que lhes cabe.
*     O governo mexeu nas contas patrimoniais dos orçamentos do esporte, para fazer caixa e maquiar o balanço do ano de 2013. É impossível falar apenas de atividades esportivas: governantes e desportistas são um só.
*     A exploração pura e simples das crianças passam pelas escolinhas. É necessário ter o máximo cuidado, ao escolhê-las. Há também o caso dos "olheiros" que se aproximam falando maravilhas. Eles motivam a família toda, se possível, para endeusar uma carreira fictícia e depois somem.
*     Dizem que a próxima encrenca entre dito e não dito e o que realmente foi feito, vai envolver Ary Graça do Voleibol. Apesar de ser vitorioso e mundialmente referência, as coisas não parecem tão claras. Desdobramentos virão.

 

Contador