28 julho 2012

JOGOS E CULTURA

“A liberdade das pessoas é um ato de força: a favor ou contra algum poder estabelecido. Às vezes, não se vive”. (Autor Próximo) alerme@ig.com.br  



A cidade de Londres é o grande palco dos 30º Jogos Olímpicos da Era Moderna. A cidade e a Inglaterra são Ouro. Só eles têm sediado por três vezes tal evento. Basta ligar a TV (na Record), para entender que a cerimônia de abertura teve de tudo um pouco e quase nenhum erro de programação perceptível. Um processo luxuoso e com participação de todo um estádio repleto de voluntários assistindo e participando.

Em todos os cantos e recantos do grande estádio havia vida e simbolismo. O detalhamento do roteiro executado como se filme fosse não lembrava um espírito gélido. Ao contrário, tudo foi realizado com extremada emoção e emprestando às imagens, uma seriedade e uma leveza que possibilitavam ver e respirar toda a cultura ali representada.

Foi um ato de responsabilidade e cumplicidade de um povo e seus governantes e, provavelmente, deu aos dirigentes brasileiros, uma medida simples, do trabalho que vem pela frente para sediar o tão desejado “Game Brazil 2016”. Em termos de enredo, nada melhor do que o Brasil para cumprir uma festa de tamanho porte. Pagando a conta, nada dará errado.

No primeiro dia depois da abertura, os brasileiros do judô já tinham amealhado duas medalhas indo ao pódio duas vezes. Uma das medalhas, o ouro feminino, foi a primeira do Judô em todos os tempos. Obra da piauiense Sarah Menezes, no peso-ligeiro (até 48kg), e pôs o Brasil naquele momento ao lado da China, no ranking de medalhas. Sua curiosa história tem o fato de haver escondido da família que estava treinando Judô.

O nosso País já escondeu o suficiente da sociedade, sobre a conveniência de realizar os Jogos por aqui. Antes ainda teremos a Copa das Confederações, o Mundial de 2014 para gastar do modo “vapt-vupt” e deixar tudo nos trinques para que não façamos fiasco.

Este perigo não correremos. Enredo, samba e gente rebolando é o grande cartão de visitas. É só soltar os bicheiros presos!




* "São as flores plantadas, as que mais duram". Com ou sem Beijos!

* Semana de espetáculos com vários amistosos internacionais jogados pelo E. C. Pelotas, em preparação para a Copa Hélio Dourado.

* O G. E. Brasil jogou contra o Mirassol buscando classificação na D.

* O Egito deu um safanão na Seleção Olímpica Brasileira. Nada que mate, mas esfolar, esfola. De olho aberto, ninguém dorme.

* Thomaz Bellucci, nosso Number One do ranking brasileiro de Tênis, venceu o torneio de Gstaad. Desta vez a cobra fumou!

* Um show de assaltos e de acidentes de trânsito em nossa cidade recepcionou a interiorização do Governo Estadual. Ao partir, sabe-se lá!

* A transmissão dos Jogos de Londres feita pela TV Record, no primeiro e segundo dia depois da abertura mostrava-se a contento. Bem mostrada e bem comentada. Se continuará não sei, mas prometia.

* Dr. Arthur Nuzmann completou 70 anos e foi excluído do Conselho Emérito do COI.

* Nasceu no Piauí a primeira medalhista de Ouro do Judô brasileiro, Sarah Menezes, peso-ligeiro.

Contador