17 novembro 2012

AS COPAS NÃO SÃO PARA TODOS

“Se faltar saúde, se faltar transporte, se não houver ensino aguente firme, pois já somos uma potência.”. (Autor Próximo) alerme@ig.com.br
 
Está mais do que na cara que somos avessos ao modo como o Brasil foi jogado à sanha dos mega eventos. Quando se aprofunda a questão, mais e mais nos certificamos de que boa parte da sociedade está completamente alijada e outros tantos, nem tem dinheiro indispensável para participar do que está em andamento. O problema todo acaba na mão do governo que repassa indistintamente para os indivíduos que podem pagar impostos.

Há casos emblemáticos e uma série de exigências estrangeiras, tornando cada vez mais comprometido o cofre do erário. Já citamos aqui, que a nosso ver, o que vem por aí é um bando de gafanhotos. Sugarão o que puderem, sem custos, sem preocupações e mudarão de ares tão logo obtenham tudo que enfiaram goela abaixo do Governo brasileiro. Foi assim com outros países que não tinham estrutura para os tais legados.

É muito bonito ver e ouvir sobre os benefícios que teremos sobre tudo que será feito (dinheiro a rodo), quantias astronômicas para os mais modernos e diversos segmentos. Em tudo que foi prometido aos que vierem ao nosso território, não estará cogitado o que o restante da população sofre, aqui e agora. As gerações de hoje e as que estarão na Copa e nos Jogos são pedintes e pagantes, a só tempo.

Os nossos problemas diários estão sendo empurrados com a barriga, para baixo dos entulhos retirados das gigantescas demolições que ocorrem. Sobram recursos, para fazer belos e vistosos estádios que terão uso único e que no futuro tendem a ser repassados para mãos particulares.

Por ora continuamos a enfrentar a escassez de gerenciamento, a falta de segurança, de escolas, de professores bem remunerados; falta de leitos nos hospitais, um transporte coletivo sofrível. E estaremos tomados por um universo maravilhoso, cujos projetos abundam, mas não saem do papel!




* "Mostra teu sorriso, teu corpo bronzeado, por instantes". Com Beijos!

* Acidentes de trânsito tendem a aumentar, Pedem mais fiscalização.

* A cidade de Pelotas prepara-se para ter um ginásio esportivo. Na proporção de sua grandeza? Esperamos que sim.

* A violência que escutamos e repercutimos tem tudo a ver com a falta de indignação da sociedade.

* “Sérgio Cabral governador do Rio tenta fazer chantagem dizendo que sem royalties do petróleo não terá Olimpíadas e nem Copa do Mundo. De novo a carinha de pau, como se dependesse dele os tais eventos.

* No futebol local, até dezembro, não mais do que isto, haverá jogos. Depois, apenas nas redações de jornais e nos estúdios de rádio. Mas não tem problema, a Crônica Esportiva segura a inércia geral.

* Finalmente o Internacional ganhou licitamente os pontos, de dentro do campo de jogo. Desta vez o STJDE não pipocou. Mas até a Matemática confirmar tudo é bom abrir o olho!

* Segundo o blog do José Cruz, no Distrito Federal enquanto o Governador do DF (foto) já pagou cerca R$ 528.5 mil do total de R$ 812.2 das obras do estádio para a Copa. Os demais números dos serviços à população pioraram. Cotidiano sem solução para o povo.





Contador