28 fevereiro 2009


NOVAS PALAVRAS E PRÁTICAS REPETIDAS
"Terminou o Carnaval e ela não desfilou. Ele - de chapéu de sambista - mandou outro engodo ao asfalto". (Autor Próximo) -
alerme@ig.com.br

Ricardo Noblat, jornalista, já escreveu que fugir à rotina é um grandioso desafio para a profissão. Certa feita, ele enumerou as mesmices que circulavam na mídia sobre o futebol brasileiro. O alvo era a facilidade de opinar sobre o nosso selecionado. Assim acontece com o elemento que dirige ou comanda algum tipo de entidade de administração desportiva e com aqueles que se fazem, através do esporte, políticos profissionais. A simplicidade como elegem serem "do povo", as suas vontades pessoais.
Sempre que escrevo, lembro-me daquela idéia. Ver com olhos de constância sempre os mesmos trejeitos, as idênticas e repetitivas "caras e bocas" dos bastidores do esporte no Brasil e, ainda assim, ser criativo no opinar, sinceramente, não é tarefa fácil. Certa feita escrevi para Luis Fernando Veríssimo, a respeito de uma charge sua, no qual o filho perguntava para a mãe: "Deus é militar"? Foi coisa de açodado... a pergunta serve para todas as profissões, e também aos articulistas. Até hoje.
Como esta questão ainda não foi resolvida, seguirei vendo com olhos de "Deus", a enervante reafirmação de todos os vícios que construíram e seguem construindo o esporte brasileiro. Tudo que amplia os poderes de quem se apropria do pensamento da Nação (a cacofonia é perfeita aqui), é um engano, continuamente, remontado, ato por ato, roteiro por roteiro.
Toda a recriação exigida dos "deuses jornalistas" (alguns se acham isto tudo, verdade), é irrelevante e falece, ante a prepotência explícita da pressão e do peso elitista do trato da coisa pública. Este aconchavado do Executivo e do séquito monárquico que o substabelece, desliza nas sombras da ignorância geral, pela onírica república fulgurantemente projetada.
O esporte caminha solto entre as agruras mal resolvidas da população, pois é manipulado para atendimentos de outros fins. O furor inicial dos compromissos sociais não passa de inoportunas lembranças.
"Bem-aventurados os que não são cronistas esportivos, pois não carecem de explicar o inexplicável e racionalizar a loucura. Carlos Drummond de Andrade".


MEMORIZANDO -
http://colunadoairton.blogspot.com

"Refaço seus traços na minha mente e abro meu melhor sorriso. Quando você se locomove, eu paro na sua"! Amo você, beijos muitos!
* A prefeitura divulgou o calendário esportivo do município para 2009. Ao todo, serão 40 atividades promovidas ou apoiadas pelo Poder Executivo. Infelizmente esta notícia não vale para Pelotas, pois é de outro município gaúcho(Dois Irmãos). Deu no Diário de Canoas, dia 27/02/09.
* Em Fortaleza capital do Ceará, o futebol assim como em Porto Alegre/RS possui apenas dois grandes clubes de projeção nacional: Ceará S. C. e Fortaleza E. C. Diferente é o número muito grande dos que torcem por times de outros estados. Penso que seja fruto da influência Global e da proximidade do eixo Rio/São Paulo. No mais, o que existe é o gosto por festas. Esportivas ou não.
* Aqui de Fortaleza, eu tenho acompanhado o blog Amigos de Pelotas. As chuvas que não param por aí – parece que vieram comigo. Choveu até agora, tudo que há muito tempo não chovia. Já houve desmoronamentos, mas para variar, na periferia. O lixo nas ruas preocupa, tanto quanto, a aparente falta de saneamento básico, como se ouve por aqui.
* A foto mostra a área (hoje reduzida a 7hect.), do sítio onde nasceu José de Alencar e o aprazível jardim do Museu, que não possuí objetos de uso pessoal do grande escritor (ele foi muito mais do que isso), e esta falta "distancia" os visitantes do personagem. Mas a companhia supriu a lacuna. Sorte minha!

Contador