28 julho 2008




ÀS PORTAS DE PEQUIM DE 2008
"Longevos, prefira-os aos mortos e homenageados, ainda que lhes atribuam sorte ou coincidência, apenas!". (Autor Próximo) -
alerme@ig.com.br

A administração Nuzman vai levar às muralhas chinesas uma quantidade exuberante de membros - 275 atletas - e, segundo pesquisas feitas, isto é uma demonstração de pujança esportiva, às avessas. As quantidades aumentam, mas o aproveitamento regride a cada edição. Um embate de argumentos e contra-argumentos, na defesa do "empurrãozinho" para chegar, em detrimento da qualidade de conquistar. Interessante para o período, a idéia colide com a alardeada primazia da "qualidade olímpica".
Do ponto de vista chinês isto não importa. Às portas de Pequim 2008 não existirão engodos bélicos, pois para lá se dirigirão, não exércitos conquistadores, mas soldados e nações para serem maravilhados. Com relação ao custo-benefício, a anfitriã tem sua medida. Cada um dos convidados que calcule o seu. No caso brasileiro, o cálculo é feito pelo presidente Nuzman e é bem maior que o desenvolvimento do esporte brasileiro: a sua eleição à presidência do Comitê Olímpico Internacional.
Talvez e também por isto, estejamos saltando etapas de consolidação da atividade esportiva nacional. Aquela que arremeteria aos benefícios da nossa qualidade de vida (?), que pode ser entendida no texto da Carta, como parte dos direitos do cidadão. O novo "quantificando" é apurado em passagens internacionais; idas e vindas ao serviço cerimonial, em atributo próprio ou respondendo a convites e inchaço de delegação.
À guisa de incentivar a prática desportiva, este transcendental processo acaba por priorizar o "serviço de sustentação" deste silogismo, sem que a sociedade saiba suas origens e causas. Este é um dos maiores filões da economia e poder modernos. Há muito a ganhar!
Para o COB, qualidade momentânea é apenas ir à grande festa. Daqui a quatro anos, o desejo de melhorar pode bater na estatística que, por padrão, mostrar queda. Fato que leva a pensar que alguma coisa não é tão bem financiada ou acessível como investimento no esporte do atleta.
O palco abrir-se-á ao Mundo. Aqui nos resta aplaudir e misturar, de novo, brasilidade com esporte. Falsas premissas... de tanto se repetir.

MEMORIZANDO -
http://colunadoairton.blogspot.com

· "Passo a passo, como se uma légua fosse, eu avanço!". Beijos&Beijos!
· O Xavante venceu sua primeira etapa do Brasileiro da Série C. Precisa melhorar muito para superar a secação. Ela aumentará fora do campo, tanto quanto aumentará a força, a qualificação e a exigência dos adversários, lá dentro.
· O basquete masculino brasileiro está fora de Pequim. A Confederação fez de menos, o quê?
· O estado policialesco de hoje serve a quantos senhores? Assim, certas boatarias, se perpetuam como História. Em ano eleitoral, não contem com fiscalização severa. Só as que favorecem aos que muito têm a dar.
· A Rádio Universidade fez 41 anos, 6ª feira passada. Independe da sua importância na comunidade, reverencio os amigos que tenho por lá. Parabéns a todos! Em Beinjin 2008, na China, o Pentatlo Moderno levará unicamente a pernambucana Yane Marques, nascida em 07/jan/84, em Afogados de Ingazeira (PE), residente em Recife (CE). É um verdadeiro fenômeno, pois teve que ser reciclada em quase todos os estilos exigidos pela modalidade. Corrida, esgrima, equitação e tiro. Origem humilde (coisa comum), e heroína dela própria (como sempre), ela está se reafirmando, após ter sido Ouro no Pan-Rio 2007.

Contador