28 abril 2012



O ESPORTE TEM OUTRA FACE

"O Governo tem outro esporte que não sabia sabendo: Asa Delta em Cachoeira. Ver as regras na C(pizza)". (Autor Próximo) alerme@ig.com.br


O esporte nasceu pela admiração do homem pelos poderes dos seus deuses. Firmou-se pela admiração dos seus pares pelos desafios que demonstrava vencer. Foi legitimado e surrupiado pelo Poder. Este preparava locais específicos, fossem circos (arenas) ou eventos para reunir ali os que não tinham tanto pão assim, mas que tinham emoção suficientemente forte para esquecer do restante. O chamado Povo.

A principal característica do Esporte era dar ao Poder, o controle total das partes envolvidas. Isto em nada mudou. Apenas foi aperfeiçoado ao longo dos tempos. Nos dias atuais, no entanto, a divulgação e a rapidez que os eventos são montados deram celeridade e mudaram os conceitos que se diziam bases e características. O esporte de agora é palco fiel e iluminado, ocorrendo em várias partes do planeta, ao mesmo tempo.

No presente, o esporte é Mídia e dinheiro (a ordem não importa). e forma abusiva de parte do Poder, para justificar-se e incutir delírios econômicos e de perfeição de gerenciamento coletivo, naqueles que não decidem, apenas pagam. O Brasil e seu Governo são exemplos. Mudaram conceitos claros e constitucionais, trocando-os por purpurina.

A Mídia televisa é a mais voraz. Faz e cria esportes, a seu bel prazer, legitimando, por exemplo, a violência e a falta coletiva de respeito pela vida. Pouco importa quem será atingido e motivado a pagar por espetáculos tácitos de puro massacre, onde o ser humano é algo a ser subjugado, não importa com que tipos de regras. Bebemos da nossa própria insegurança.

Assim, o que não se obtém do Poder, fica parecendo um fato banal e aceito, justo por quem paga e não tem aquilo que precisa ou que lhes foi prometido. É triste ver a sanha, o radicalismo e o sangue num só bloco!






* "A atenção é mão de carinho. Preocupação também". Com Beijos!

* Os clubes locais ainda fervilham. No G. E. Brasil, Marcelo Rospide engoliu Luizinho. Assumiu e empatou com o Riopardense em 3 x 3, ao estrear. O Farrapo completou 86 anos de vida no dia 25 p.p. sob a chancela do seu presidente, Cel. Ewaldo Poeta. O E. C. Pelotas, ainda faz contas e esnoba uma possível participação na série D, do Campeonato brasileiro, porque não é época de jogar dinheiro fora.

* Vários pontos do esporte de rendimento estão distantes do que deveria ser um complemento. São prioridades levantadas no grito, sem uma planificação para os brasileiros. Fazem brilho onde se vê opacidade.

* Era uma vez uma herança com tempo determinado. Foi deste modo, dando prioridades (por contrato), para muito além do seu período de mandato. Deixou os dirigentes e apaniguados de antes, enjaulados em seu lugar. Bem feito ou mal feito, dirigentes espertos ou os que pensam que são, darão jeito. Podem apostar.

* Pior que um politiqueiro concorrendo em eleição é aquele que não pode concorrer e que põem fogo no circo. O circo é aqui e o fogo já levanta as primeiras labaredas.

* Este ano de eleição não é parâmetro para nada. Só a cretinice faz Pós-graduação. Seguem palanques e shows, tais quais pesquisas encomendadas.

* Asa Delta e Cachoeira na crista da roubalheira?





Contador