28 dezembro 2007




PAN 2007: BRASIL SEPULTA A TRADIÇÃO ANTIDOPING
"Sim, Deus é para todos, mas a sorte não sabe disso!". (Autor Próximo)
Airton Leite de Moraes – e-mail:
esports@terra.com.br

Aos poucos vão aparecendo sinais de que a excelência alardeada no Pan-americano de 2007 era apenas ilusória. Agora surgiu outro fato que reativa a memória sobre várias polêmicas surgidas à época, nem todas bem explicadas. Ao contrário do que sugeria uma "Cartilha" emitida e prefaciada pelo presidente do C.O.I., à luz da mídia e na ocasião, recente pesquisa com atletas de ponta revelou que sessenta por cento deles desconhecia o assunto, não teve orientação nem acompanhamento devidos.
Por aí se pode entender porque o Pan Rio 2007 foi exatamente o oposto do que se pretendia na questão do antidoping. Um fiasco que não desqualifica a atitude da emissão da cartilha, mas alerta para a crescente pirotecnia elaborada para tornar "noticiável" qualquer procedimento administrativo. A utilidade e a eficiência do ato - o principal -, não recebeu toda a atenção que deveria. O objetivo a alcançar perdeu-se pelo caminho. Na pesquisa os atletas de força e lutas foram ou são os mais desorientados.
Esta informação engrossa as reclamações de vários atletas, de que apenas um pequeno grupo recebe a atenção e o apoio que se imagina "todos" recebessem. Existem coisas muitas e mal resolvidas, entre o que se lê na mídia e o que ocorre na prática. Sem contar que o "aproveitamento" do esporte nacional - sempre tão invocado por ocasião de gastos do Erário - não foi além. Poucos meses, após o evento e já temos alguns mausoléus.
A Odepa revelou que quatro competidores do Pan tiveram resultado positivo no antidoping: a nadadora Rebeca Gusmão e o pesista Fabrício Mafra, ambos do Brasil, o ciclista Libardo Niño, da Colômbia, o jogador de beisebol Pedro Wilder Rayo, da Nicarágua. Com quatro medalhas cassadas pela Odepa, Rebeca destruiu a tal tradição, sozinha.
O ano finda e esfriará este, e outros assuntos correlatos. Seus motes serão cada vez menos citados e à medida que outros grandes eventos com seus maiores interesses sobrevierem, deixarão de ser examinados.
Assim é, e todos apostam que continuará. Saberemos de tudo que nos "desinteressar possa" e pagaremos por "nada" do que queríamos!

· MEMORIZANDO -
http://colunadoairton.blogspot.com

· "Hora de relembrar a alma que se agitava, os sonhos acordados e os carinhos que deixaram saudades". Beijos Muitos!
· Aos leitores, amigos e seus familiares, todos os funcionários, e diretores da equipe DM, deixo votos de Boas Festas e Excelente 2008!
· Meu amigo José "Braziliense" Cruz passará as Festas em Pelotas. Prova que competência não tira férias, mas dá descanso merecido ao corpo.
· A vida dos desportistas é recheada de percalços, de vitórias difíceis, derrotas inexplicáveis e, longe dos holofotes, de cruel realidade. Muito treino, muita perseverança e sacrifícios. Mede-se o esporte por triunfos e nem sempre as derrotas levam à superação. Quem é atleta e entender-se como pessoa, faz muito por si e pelo seu próximo, mas tem que saber disto!
· A cidade de Pelotas está mudando? Que seja para melhor é o que todos esperam. A impressão que se tem é que as engrenagens que a movimentam são pesadas e, às vezes, operadas pelas "Forças Constrangidas", diante da lentidão das "Forças Vivas". Ano de eleição não vale!O símbolo da campanha pelo Rio Olímpico 2016 já está lançado. A movimentação e a confecção do processo vai ser grande e vai ocorrer na sombra de 2008 e 2014. Que olhos enxergarão neste escuro?

Contador