31 maio 2009











ELES NÃO PRESTAM... CONTAS
"O povo nem reclama tanto de cartolas e dos políticos, apenas acha que eles não prestam... contas!". (Autor Próximo) -
alerme@ig.com.br

Um evento grandioso como a Copa de 2014 traz no seu rastro muitas expectativas. Nós e muitos outros já pensamos, discorremos e nos manifestamos sobre isto. O que nunca se imaginou é que tal conquista em termos de universo do futebol nacional chegasse em momento tão ruim da nossa suspeita governabilidade como nação. Um processo estilizado de redirecionar conceitos e de manipulação da opinião pública, mantida afastada de muito do que, supostamente, lhe conferiria a Carta Magna.
Em nome de algo tão esperado pelos amantes do futebol - embora o futebol, tal como uma amante, seja caro - e dos que dele vivem de alguma forma, joga-se, eivados de apelos e clichês conceituais, um futuro melhor do que o presente, este continuamente varrido para debaixo do tapete. A base desta iniciativa nasceu fora do ambiente do futebol (no Pan 07), e aguçou o apetite dos que – verdade seja dita – sempre se aliaram quando seus interesses primeiros, notadamente os pessoais, se vislumbravam.
Dizer que todos os objetivos são pessoais ou assim nascem, é chutar o propósito e a meta a ser alcançada ao final deles. Com dinheiro público, o mérito precisaria de maior discussão. O Pan Rio 2007 e a sua farra orçamentária "planejada" (um blefe que o Governo bancou além da conta), foram o sinal verde para o que já veio e a conta que arcaremos.
Algumas pessoas por conveniência deixaram suas observações na gaveta, literalmente. Elas estão por todos os lados. Uma parte acredita com toda a certeza em cegonhas, bois de Renan's, Maribondos de Fogo, desde que isto não lhes exija pensar sobre o que comem e que, a tantos, tanta falta faz. Sobrevivência, eles dizem. A própria, e a da economia da "marolinha".
Nem bem começou e já vazaram as cidades que não estão na lista e já existe uma declaração de Jorge Huri, consultor da Sinaenco (Sind. Nac. de Empr. de Eng. e Arquitetura Consultiva), dizendo que as empresas "supervalorizaram os orçamentos" e que com a definição, eles cairiam.
Ele disse que os "elefantes brancos", após a Copa, precisam ser evitados. Mas e o hábito de uns e outros, de "não prestarem"... contas, não?
MEMORIZANDO -
http://colunadoairton.blogspot.com

* "Alguns segundos carinhosos são o bastante para encontrar em suspiros, os caminhos da fantasia... em luz ambiente". Adoro você. Beijos muitos!
* O E.C. Pelotas deu um passo importantíssimo no seu projeto de campo, ao vencer o Cerâmica por 1 x 0, fora de casa. Do Xavante que estreou na Série C em SP, esperava-se normalmente maior dificuldade.
* Copa 2014 preâmbulos: "Será muito importante acompanhar o destino de cada centavo. O dinheiro é nosso". Jorge Huri (matéria do IG Esportes, assinada por Sérgio Patrick). "O transporte é um grande problema, mas não apenas para a Copa. Em São Paulo, por exemplo, é algo que não será resolvido", da mesma fonte.
* Já circulava sexta-feira (jorn. Aydano André Motta do Globo), que RJ, SP, BH, RS, PR, DF, MT, AM, CE, BA, PE e RGN seriam os estados cujas capitais sediariam os jogos. Ricardo Teixeira não gostou do vazamento. A festa de alguns escolhidos foi às ruas ontem.
* Diego Hypólito lidera no solo o Campeonato Mundial de Ginástica Masculina: ganhou outro ouro em Moscou. Sábado, 30, em Fortaleza/CE, a minha netinha emprestada Gabriela "Gabi" (foto), filha do casal Graziela Bacelar e Valderi Souza F.º, comemorou o seu 1º aniversário ocorrido na 3ª feira antecedente. Que ela seja feliz junto com todos que a amam. A Gabi é bonita assim, por dois motivos: a vovó Margareth é linda e o olho do vovô faz o resto.Risos!







O ESPORTE E AS MARIPOSAS
"Há um lado patético na Mídia que não vem à tona: o que vai às compras e o que também se compra". (Autor Próximo) -
alerme@ig.com.br

As oportunidades na vida das pessoas e de atletas são incontáveis. Para as comuns ninguém conta, pois faltam muitas. Para atletas, elas são contadas na ponta dos dedos da mão. Numa delas, tão somente. O que deveria ser parte comum de ambos, ou seja, os usos e os frutos da atividade física – independente de como se propiciaria – e os resultados práticos de que disto resultaria, estão dispersos e encobertos. A razão de tanto se encontre, talvez, na visão unicamente olímpica que se cultua no Brasil.
Os atuais contornos da manipulação da "Intelligentzia Nacional" têm um lastro poderoso que une ou mistura, estrategicamente, pontos emocionais e objetivos econômicos, no viés da política partidária. O esporte da Carta Magna, acrescido da aludida qualidade que levaria aos cidadãos, chega até eles de modo virtual, com imagem, som e voz, coloridos. As oportunidades de todos saem de cena e alimentam campanhas políticas dos que são detentores do poder de fiscalizar.
Como produto, muito pouco atende à situação atual e ao que se necessitaria coibir de mal planejados projetos, onerosos e impositivos. Estes, hoje, se apresentam como uma colcha de retalhos do que seria um plano nacional para o esporte brasileiro. O Ministério do Esporte, seu ministro e as entidades de administração desportivas não têm mais freios.
A proximidade permitida e incentivada com o Planalto Central parece ser insuflada e bem vinda, de ambos os lados. O melhor para o País é o que for acordado entre poucos, enquanto se mantiver, no sono da deseducação, os muitos e os restantes, da coletiva miséria. Boas notícias, mudanças na forma de avaliação, superam o grito rouco e real das ruas.
O Ministério do Esporte não está cumprindo suas promessas, mas ajudando a substituir por luzes, medalhas de ouro, de prata e de bronze, todo o conjunto de obrigações que instiga, vende e não entrega. O sonho brasileiro de progresso é uma mariposa presa ao fascínio que não entende.
É notório que a partilha das novas e grandiosas ações, em nome do povo, já começou. Comem à mesa, só os que já o fazem todos os dias!
MEMORIZANDO -
http://colunadoairton.blogspot.com

* "Suas pegadas pelo meu chão orientaram meus novos caminhos. Eu uso todos os meus atalhos e vou ao seu encontro". Adoro você. Beijos muitos!
* As 500 Milhas de Indianápolis e todo seu charme tiveram uma atração a mais: a pole feita por Helio Castroneves. O piloto brasileiro liberto de acusações perante a justiça americana (por sonegação), era apontado como favorito. Mas a vitória nos tribunais foi a marca melhor na pré-corrida.
* Interessante foi perceber que ser famoso e brasileiro, não fez dele e sua irmã Katiucia, bodes expiatórios. Aqui, metade de uma especulação de mídia vale uma condenação, e se o motivo for político, perpétua.
* Enquanto a tal qualidade de vida é um esquete governamental, figurantes sem emprego, sem salários e sem a menor segurança, morrem pelas ruas. É no trânsito, e sob o desatencioso olhar da Princesa do Sul.
* Prossegue a novela Diego Hypólito x patrocínio. Na Globo, é claro. Mas não tenham dúvidas que em breve, por outros interesses maiores, ele perde o holofote e vai para o anonimato. Basta seguir rebelde. Ou ele já é isca?
* Os passeios públicos em Pelotas são casos de Policia ou de Saúde Pública, mas foram anteriormente Planos Diretores. Idosos acidentados, à parte?
* Na foto, meu amigo, Francisco Vidal. Nos "Embalos de Sábado à Noite" lia o jornal Vida Norte, enquanto eu alugava o seu ouvido. Risos!

Contador