15 abril 2007

NÃO HÁ MAIS VOLTA
"Se o chapéu é alheio ou roubado, o galanteio é furado!". (Autor Próximo).
Airton Leite de Moraes – e-mail:
esports@terra.com.br

A semana passada selou a realização da Copa Mundial de Futebol 2014, no Brasil. O projeto foi preparado estrategicamente à sombra do Pan Rio 2007 – faltam apenas 88 dias – e, talvez agora, se possa repensar sobre como as coisas aconteceram. Ao contrário do que se imaginaria, não houve rupturas e, sim, um grande acordo de cavalheiros, dedos e anéis, para o "Gran Finale". Todos os projetos são possíveis de realização e não faltarão recursos. Estarão unidos pela longevidade.
Tudo se encaixa perfeitamente, em primeiro lugar, no projeto de "estabilidade, unidade e permanência no Poder" do Presidente Lula que é – individualmente – a única imagem pichada, mas não arranhada do partido que governa. Em segundo lugar, porque isto já ocorre nas entidades máximas de cada ambiente da administração desportiva, no Olimpismo e no Futebol, e seus correlatos, sucedâneos – por efeito cascata – nas Confederações e Federações. São teias gigantescas, bem feitas e sólidas.
Tudo é de igual estirpe, em nível absoluto de mando, "Modus Operandi" e disponibilidade financeira. Não há um único centavo fora do que pensam os três grandes senhores da atualidade: Luis Inácio, Carlos Nuzman e Ricardo Teixeira. Na periferia como agregados e benemerentes, a unimídia e os políticos dão sustentação e se alimentam dos subsídios (audiência, verbas de publicidade; câmbio de favores e cargos, etc.).
Fora deste arranjo não existem outros espaços disponíveis ou importantes, para ocupação sustentável. Quem está dentro não sai, quem está fora não entra. Tudo que estiver determinado será mantido e a chave do cofre, o abastecimento, a freqüência e a forma, nas mãos de um único e supremo tesoureiro, ainda que o dinheiro não seja apenas dele.
A leitura fria da forma como tudo está acontecendo aponta para um processo moderno, executado com precisão cirúrgica e que tem todas as desculpas e motivações socialmente cabíveis, embora robotizadas.
Nunca foi tão fácil planar sobre o Erário, sobre a Razão Coletiva, e camuflar silenciosamente, os braços do autoritarismo oficial e desportivo.

MEMORIZANDO - http://colunadoairton.blogspot.com

* "Nos teus olhos, eu li sonhos. Na tua pele, quereres!". Beijos Muitos!
* A Vitória da UCPel na sua estréia na série Unificada Ouro/Prata do Futsal/RS 2007 é uma boa alavanca para as suas pretensões na competição. Um bom início é melhor que um tropeço. Dá moral ao elenco e ânimo para o restante do trabalho. Para o título, ele será imenso.
* Para uma cidade que se gaba de ser "Atenas" riograndense, a educação dos indivíduos nas ruas ao se livrar do que seria lixo, chega a ser bizarra. Ah! Essas duas coisas são díspares? É obvio que não deveriam!
* O ano de 2006 marcou um aumento de 41% no número de atletas integrando Equipes Olímpicas Permanentes, passando de 502, em 2005, para 710 em 2006. Desse total, 384 atletas receberam auxílio manutenção da Lei Agnelo/Piva, 65 atletas a mais que em 2005. A informação faz parte da Demonstração Técnica e Financeira da Aplicação dos Recursos da Lei Agnelo/Piva, apresentada na quarta-feira, dia 11, pelo Comitê Olímpico Brasileiro durante a Assembléia da entidade, realizada no Rio de Janeiro. Fonte: C.O.B.
* Aniversariou no sábado, a minha amiga Maria Rita, médica veterinária, carioca, formada na Bahia. Ela é funcionária do Ministério da Agricultura, em Aracaju, Sergipe, a quem prometi não revelar o total de décadas vencidas. Risos! Desejo a você amiga, uma longa e feliz jornada de vida, ao lado dos que lhe são caros. Parabéns!

Contador