08 dezembro 2010

O FUTEBOL VAI ATRÁS DE DINHEIRO

"Com lama nos pés uma grande parte dos homens voa. As asas da corrupção derrubam os demais". (Autor Próximo) – alerme@ig.com.br  



A semana passou sob o olhar atento da mídia para o inexorável poderio do esporte mundial. A FIFA adiantou-se ao futuro e fez o seu hoje, com habilidade e competência. Transformou um paquiderme da economia privatizada e um antigo imbróglio de mercado nada livre, numa boa vodca Russa dos anos 20!8. Quem ainda terá olhos para ver o que eles não querem que seja visto? Um volume paralelo de dinheiro, maior que qualquer Governo Oficial? Quem quiser... Vá se Qtar, mas só em 2022!

Ouvimos algumas opiniões sobre a maneira como o Futebol e a sua gestora FIFA partiram para a criação de uma rede global de sediamento, mas foram poucas as que demonstravam interesse em refazer as mesmas e sempre mal respondidas questões. Quem realmente faz da sua marola um tsunami na economia mundial? Governos ou dinheiro lavado?

A Economia que perseguimos e da qual esperamos a felicidade, e a realização de todos os nossos sonhos pode nem existir mais. Não há sinais de que algum valor diferente de cifrões possa ser revitalizado e recompor a sociedade na qual ainda se acredita. Quem se debruça seriamente sobre o assunto descobre o abismo entre os manipuladores e alguns conceitos.

O esporte e sua função social são exemplos. Busca por empregos e a dignidade que deveria existir em ganhar a vida são outros. Tudo vai ao mesmo duto. No Brasil, a qualidade que buscamos desaparece quando ao nosso lado com o nosso voto, as pessoas fazem arranjos e nós ficamos com o custo dos desarranjos. O esporte e o belicismo unem-se e matam.

A emoção dos nossos craques, a paixão do esporte preferido vão fundo quando se trata de nos fazer crer que somos inseridos numa sociedade justa feita com valores de um território próprio. Somos tolos quando imaginamos grana, glorias e cidadania aos nossos filhos, via Esporte.

O dinheiro sujo breca nossa vida; droga nossos filhos, sem piedade!





* "Dobro-me no teu seio e sonho o que mais não tenho"! Beijos Muitos!

* Dezembro é um mês de esperança. Feliz de quem acredita em algum tipo de mérito. Provavelmente não precisará pagar por sua própria homenagem.

* Os amigos, os conhecidos, os aquinhoados e os outros. Gente sorrindo em várias bocas; uns, sem a menor graça, muitos por bem sucedidos trambiques. Pessoas que não são "não comuns" correm para aplaudir aquilo que lhes saiu do bolso.

* Torcedores frustrados, projetos por realizar e muitos títulos para ganhar. Hora de acreditar que as mudanças do futebol pelotense irão além do repeteco. Heróis ou calhordas, todo trabalho dos dirigentes é movido por resultados e os epítetos dependerão deles. No mais é aguardar mais uma eleição. Mas é bom pegar dinheiro em Brasília, lá ele dá em poste!

* "Montantes extraordinários de recursos" é uma linguagem muito difícil de ser aprendida pelos filhos da miséria. Convenções, modos de pensar e até estrelas abrindo mão de suas aventuras socializantes, ou se escalando para faturar algum são top de linha. Ninguém quer perder este quinhão. Produto e irresponsáveis têm pelas ruas.

* Joseph Blatter deu-se ao luxo, de escolher projetos luxuosos em locais de difícil aceso. Porque o dinheiro que traz dinheiro é de algum Parlamento ou dá Máfia estilizada e bem organizada. A junção é perfeita. O dinheiro está espalhado, os usuários restritos e a comissão é um "tantinho assim". James Bond até já se aposentou!



Contador