30 maio 2007

EM APENAS UM DIA, UMA GLÓRIA, UMA VITRINE!
"Os Humanos pensam ser... o que correm para obter".(Autor Próximo) Airton Leite de Moraes – e-mail:
esports@terra.com.br

O sábado passado foi repleto de atividades esportivas que mobilizaram o País todo em torno do esporte, diretamente direcionado à difusão dos Jogos Pan-americanos de 2007 - de 13 de julho até 29 de julho. De forma aparente, neste evento, embora as prioridades dadas aos que melhor pagam e aos que detêm as benesses oficiais, há uma certa liberação na veiculação do grande espetáculo e de algumas ações vinculadas a ele. Conceituado pelo marketing, o esporte foi difundido, sem abjetos reparos.
As pessoas e principalmente as crianças puderam ter seus instantes de atenção e de importância. Foi um único dia, como soe acontecer com todas as efemérides comemorativas – que excepcionalizam ações cotidianas – sempre (ou nem sempre), constantes em ritmo, propósitos, competência e responsabilidade ética. Porém, há que se reconhecer que a mensagem foi dada e seguramente será lida e compreendida, até onde a nossa rica (?) e desvalorizada Educação alcance.
Num contexto generalizado, lá onde rareiam a fome de oportunidade, de dignidade e de saber, algo fenecerá. A extensão disto nem sempre é bem calculada. Pais e filhos, parentes, amigos e até empresários conscientes, sem dúvida manterão esta chama acesa. Porque a julgar pelo que ainda não se fez em termos do esporte conceitualmente curricular, vai demorar um pouco para que se tenha, nos indivíduos, o que lhes é devido.
O custo disto tudo e de todas as festas, antes dos fatos, só o Tribunal de Contas da União vai poder saber. Isto, se continuar a marcar de cima, e tentar desatar este verdadeiro nó em pingo de éter, que se convencionou chamar de "recursos e anseios públicos". A tradição mostra que eles são gerados de forma "privada" e no "vaso" dela, desaparecem.
Quando se sabe que o "tráfico de drogas e a bandidagem", em geral, dão festas para registrar suas repugnantes façanhas, seria de se perguntar: - "Festas são sempre sinais de bons objetivos?" Em absoluto!
O que é certo, no entanto, é que são momentos péssimos para se avaliar de onde vieram, para onde vão e se sinalizarão um bom futuro.

MEMORIZANDO -
http://colunadoairton.blogspot.com

* "Quando você muda, a paixão nem sempre se cala!". Beijos Muitos!
* Chegou ao fim a novela "Romário Milésimo". O seu grande mérito de goleador não pre cisa ser cantado: seus pés o fizeram.
* Com certa cautela, mas com grande esperança, vejo que as entidades locais estão se abrindo e se ajustando à participação e à assistência de atletas pelotenses patrocinando-os, na forma do possível.
* Algumas já de bom tempo e outras chegando aos poucos. Eles preenchem a lacuna deixada pelos governos municipais, repletos de motivos e/ou justificativas, mas carentes de empenho e soluções maiores. Numa economia regional combalida - como a nossa - isto representa muito.
* O apoio da UCPel ao atleta e corredor de rua Giovani Baptistone, o "Schumacher", para a maratona de ontem em P. Alegre é alvissareiro. Tanto quanto o apoio dado ao atleta e deficiente visual, Diego Lemos, pré-convocado para o Parapan 2007, apoiado pela



Bergamnn Máquinas, Faculdades Atlântico Sul e pelo volante Emerson do Real Madrid. Marli Mathias, pela Unimed e Farmácia Princesa. Só não lembro se a nadadora KIKA, ex-C. Brilhante que compete em P. Alegre, tem algum patrocínio.
* A censura está de volta e poucos se importam. Cuidado!

Contador